Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

A nova escola

O período de adaptação também vale para os estudantes que entram numa nova escola ou que mudam de fase no ensino. Para os que vão começar o primeiro ciclo do ensino fundamental, Virgínia Ávila, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (UPE), sugere que eles sejam apresentados à nova rotina escolar, que será diferente daquela adotada na educação infantil.


;É bem legal mostrar esse universo antes para as crianças. Entrar, visitar, conhecer os espaços e a direção;, detalha a professora. A criança deve entender, por exemplo, como funciona o recreio, se há uma cantina ou se o lanche é coletivo e até se a escola fica perto de casa. ;É importante tornar familiar essa escola, mostrar onde ela está inserida, se é no mesmo bairro, por exemplo, e dar um ponto de referência, como a casa de um parente;, exemplifica.


Na opinião de Virgínia, manter esse diálogo com o estudante é sempre a melhor alternativa. ;E, mesmo conversando, isso não significa que a criança não vai chorar ou que não vai haver estranhamento. O importante é os responsáveis oferecerem esse amparo;, diz a especialista. ;O que não pode é eles sofrerem com a criança. O melhor é os adultos se conterem um pouquinho, no sentido de não mostrarem essa insegurança;, alerta.

Recepção

Já no caso dos estudantes que trocaram de escola por algum motivo, a mudança deve ser acompanhada de uma parceria entre os pais e a nova instituição, principalmente quando a escolha de matricular o adolescente em outro colégio parte apenas da família, conforme destaca Nei Vieira, diretor pedagógico do 6; ao 9; ano do ensino fundamental no Galois. ;Uma maneira de o jovem se defender da ausência dos amigos ou do ambiente de que ele gostava é atacando a nova escola. Os primeiros a sofrerem esses ataques serão os professores. Ele vai dizer que não são bons como esperava;, avalia. ;Se o pai começar também a atacar a escola, não vai dar certo, nem para a gente nem para a família;, complementa.


Por isso, a orientação do diretor também é que os pais levem os estudantes à instituição antes de começar as aulas, para que eles se familiarizem com o ambiente, processo que continua nos primeiros dias de aula. ;Nós nos preocupamos em fazer uma boa acolhida e proporcionar atividades que possam integrar os alunos novos com os antigos. Geralmente, solicitamos aos alunos mais velhos que participem do acolhimento dos novos;, explica. O mesmo vale para os estudantes que chegam ao 6; ano, já que estão entrando em um ciclo novo do ensino fundamental.


"É importante tornar familiar essa escola, mostrar onde ela está inserida, se é no mesmo bairro, por exemplo, e dar um ponto de referência, como a casa de um parente;

Virgínia Ávila,
professora da Universidade de Pernambuco