Jéssica Luz- Especial para o Correio
postado em 14/09/2017 15:41
O início das mudanças no último ciclo da educação básica está cada vez mais próximo. A partir do próximo ano, as escolas devem passar a implementar as medidas definidas na reforma do ensino médio, sancionada em fevereiro deste ano. Algumas delas, inclusive, já aumentaram a carga horária, para atender a um dos principais pontos do texto.
Com o objetivo de ajudar os estudantes a esclarecerem as dúvidas de estudantes e pais, o Correio publica o especial Tudo sobre o novo ensino médio. Um formulário ficará disponível na página inicial para que você possa enviar dúvidas sobre a reforma, que serão respondidas posteriormente por especialistas.
Processo
A reforma ainda está em andamento e é debatida por grupos de trabalho formados pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar de as diretrizes gerais estarem definidas na legislação aprovada, ainda é necessário definir as aprendizagens e conhecimentos básicos a que todos os alunos terão acesso durante esse último ciclo da educação básica.
Essa definição ocorrerá a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativa ao ensino médio, que está em fase de elaboração da terceira versão pelo MEC. Depois disso, será a vez de o Conselho Nacional de Educação (CNE) analisar e dar o aval ao documento, que precisa ser homologado para começar a valer.
A partir daí, os sistemas de ensino e escolas elaborarão os próprios currículos e definirão quais as trajetórias formativas devem oferecer aos estudantes.
Assista ao vídeo e veja algumas das dúvidas de estudantes do Centro de Ensino Médio Setor Leste, esclarecidas pelo professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) Cleyton Hércules Gontijo.
[VIDEO1]