Jornal Correio Braziliense

Estagio

O estagiário que o mercado quer

Em busca de inovação, empregadores estão selecionando profissionais com competências atualizadas. O estudante traz novas ideias e habilidades para a organização

Em meio às novas dinâmicas do mercado, os estagiários se firmam como boa opção para integrar o quadro das empresas. Na busca por inovação, as empresas têm apostado nos estudantes para trazer novos conhecimentos, competências e formas de resolver problemas para dentro da organização. ;Os estagiários podem trazer conceitos frescos das universidades e fazer uma releitura de processos sem os paradigmas daqueles que estão na companhia há muito tempo ou daqueles que absorveram vícios do mercado;, mostra Marcelo Scharra, consultor de gestão da Inside Business Design.

Analista do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e responsável pelo setor de estágios da instituição, Hellen Cristina Gomes também garante que as empresas estão de olho em inovação ao contratar estagiários. ;Os jovens de hoje têm capacidade de aprendizagem rápida, conseguem colocar em prática os conhecimentos, são dinâmicos, empreendedores, e têm facilidade com o uso de novas tecnologias, o que é essencial para trazer inovação para a organização;, explica.

Segundo ela, a figura do estagiário como alguém que apenas executa as atividades solicitadas está mudando e, nesse novo cenário, proatividade e dinamismo são peças-chave para se destacar no ambiente profissional. ;O papel não é mais passivo, mas proativo: eles devem trazer soluções para o ambiente de trabalho. O estudante é inserido em um programa de estágio para testar, na prática, o que aprende na faculdade. Por ter contato com a academia, pode aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de pesquisas e estudos em novos projetos e soluções de problemas para a organização;, argumenta.

Paula Fantini Amorim da Silva, 22 anos, estudante do décimo semestre de engenharia mecânica na Universidade de Brasília (UnB), trabalha no setor de logística, distribuição e trading da empresa Raízen, em Brasília, desde o início do ano. Animada com a experiência, a estudante explica que exerce atribuição importante no desenvolvimento das atividades da organização, em que pode aplicar na prática os conhecimentos aprendidos na faculdade. ;Minha função não é apenas de imprimir papéis. Trabalho em conjunto com a equipe em áreas da engenharia mecânica e tenho espaço para propor ideias e dar sugestões. Já até participei de uma das reuniões da empresa, em que pude opinar e falar sobre os conhecimentos que possuo sobre segurança do trabalho. Eu me vejo como peça fundamental na empresa;, conta.

No último semestre da faculdade, a estudante pretende continuar na companhia após se formar, e garante que o período de treinamento foi essencial para decidir a área dentro de sua formação em que deseja atuar. ;É difícil pensar no campo em que a gente quer trabalhar pela falta de contato com o mercado de trabalho na faculdade. Pretendo atuar no ramo de manutenção industrial, pois, hoje, tenho uma percepção maior do quanto o plano de manutenção é importante para a empresa;, afirma.

O perfil procurado
Luiz Alberto Bueno é gerente do programa de estágio da TAM, que está com inscrições abertas e oferece 100 vagas de nível superior para atuar em São Paulo. Ele frisa a relevância do papel desses principiantes na organização. ;Eles integram as equipes que implementam os projetos da empresa; por isso, devem participar ativamente das atividades da organização e ter responsabilidade com suas funções;, esclarece.

Segundo ele, o perfil de estagiário buscado pela empresa é o jovem que tem vontade de aprender, assumir projetos e de interagir. ;Características como trabalhar bem em equipe, ter atitude colaborativa, saber lidar com pressão e mudanças e ter foco nos resultados, além de energia para atingir objetivos, são primordiais para atuar em uma grande empresa;, aponta.

A vontade do estudante de mostrar resultados rápidos e crescer na carreira, no entanto, deve vir aliada a uma postura humilde, de quem está aberto a aprender, para evitar conflitos no ambiente de trabalho. ;É preciso guardar a ansiedade e entender que, por maior que seja sua capacidade de agregar, a experiência e a maturidade são construídas com o tempo;, instrui o consultor Marcelo Scharra.

Nesse sentido, escolher a empresa ou instituição que mais se encaixa com seu perfil profissional é primordial. ;O estagiário deve se adaptar aos padrões da organização, já que muitos são contratados pelo seu conhecimento técnico, mas são demitidos pelo comportamento que apresentam;, alerta Hellen Cristina. ;Duas habilidades são essenciais para o mercado de trabalho: resiliência e comunicação correta;, indica a analista.

Equilíbrio entre a formação e a prática
A contratação do estagiário é atraente para as empresas que podem contar com a força de trabalho de pessoas qualificadas e com bom nível intelectual, considerando principalmente os universitários que estão nos últimos semestres do curso de graduação; mas não são condicionadas a vínculo empregatício e a arcar com as obrigações trabalhistas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho. No entanto, é essencial ressaltar que o estudante só pode estagiar 6 horas diárias ou 30 horas semanais. O aprendiz não deve ser submetido a carga maior de trabalho para que o estágio não prejudique a formação acadêmica, cause prejuízos emocionais ou psicológicos, ou prejudique a própria atuação do estudante na empresa. É uma questão de equilíbrio entre a condição profissional e a escolar.

Apesar de serem funcionários que podem trazer inovação para as empresas, companhias que não têm visão de futuro focada no treinamento e no desenvolvimento das competências do estagiário continuam a ver o estudante como mão de obra barata ou o faz-tudo do local de trabalho. Com a sobrecarga de trabalho ou funções distantes da área de formação, os estudantes podem se sentir desmotivados e desacreditados sobre o próprio potencial no mercado, o que atrapalha os benefícios que a relação empresa-estudante pode trazer do ponto de vista econômico e social.

Papel da gestão

Um período de estágio proveitoso ; para a empresa e para o jovem ; depende não só da postura do estudante, mas também da conduta do gestor. ;Se o chefe sempre barrar as iniciativas do estagiário, a experiência não será vantajosa para a firma. As empresas que possibilitam que os estudantes realizem trabalhos não apenas operacionais e técnicos, mas também criativos e inovadores e abrem espaço para sugestões e novas ideias são as que mais se beneficiam;, garante Scharra.

Thatiane Lima, 20, estagiária de direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) desde outubro do ano passado, sentiu a diferença que uma boa liderança pode trazer para o estágio. ;Depois de ser transferida para a Vara Criminal, eu pude propor novas soluções. Uma das minhas ideias facilitou a localização de processos. Agora, também conto com mais orientação e apoio do supervisor;, compara.

Para Thatiane, a fase é decisiva para aplicar conhecimentos e decidir os rumos da carreira. ;Eu comecei o estágio perdida, mas evoluí muito, além de ter adquirido mais prática com as matérias da universidade. Quero ganhar mais experiência e continuar aprendendo para escolher em que ramo do direito atuar;, afirma.


Palavra de especialista
Para os estagiários, é importante destacar que devem realizar as atribuições no estágio da melhor forma possível e estar atentos às suas obrigações, mas é primordial o conhecimento dos seus direitos: isso é se valorizar no mercado de trabalho.

Regina Malheiros, formada em administração de empresas com pós-graduação em gestão pública, é coordenadora de integração empresa-escola do Instituto Fecomércio.

Programas abertos

Quer estagiar? Confira empresas com inscrições abertas para programas de estágio:

Correios
Segmento: empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no país
Salário: R$ 381,95
Número de vagas: dez vagas imediatas e formação de cadastro reserva
Local de trabalho: Brasília
Carga horária: 4h diárias
Formação: ensino médio
Inscrições: até 7 de setembro por meio do envio da ficha de inscrição disponível no site www.correios.com.br para o e-mail accegepestagioinscricao@correios.com.br.

Ultra Profissionais
Segmento: varejo, indústria de especialidades químicas, e armazenagem
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Local de trabalho: São Paulo
Carga horária: 18h a 30h por semana
Formação: em dezembro/2016
Cursos: administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharias e relações internacionais
Inscrições: até 7 de setembro pelo site www.ciadetalentos.com.br/estagioultra.

Johnson e Johnson
Segmento: consumo em saúde
Salário: não informado
Número de vagas: 100 vagas
Locais de trabalho: Butantã (SP)
Carga horária: 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: administração, ciências econômicas, marketing, engenharia (todas), matemática, relações públicas, publicidade e propaganda, estatística, ciências contábeis, direito, farmácia, enfermagem, bioquímica, veterinária, gestão de recursos humanos, psicologia, pedagogia e relações internacionais, hotelaria, turismo, e tecnologia da informação, e todos os cursos para atuar nas áreas de trade marketing e educação profissional
Inscrições: até 8 de setembro pelo site www.jnjbrasil.com.br/carreiras.

Whirlpool
Segmento: eletrodomésticos
Salário: não informado
Número de vagas: 100
Locais de trabalho: Joinville, Manaus, Rio Claro e São Paulo
Carga horária: 6h a 8h diárias
Formação: julho/2016 a julho/2017
Cursos: na área de negócios
Inscrições: até 8 de setembro pelo site www.whirlpool.com.br/jovenstalentos/estagio.

Alcoa
Segmento: tecnologia, engenharia e fabricação de metais
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: Alumar (MA), Cenu (SP), Itapissuma (PE), Juruti (PA), Poços de Caldas - GBS (MG), Tubarão (SC), Utinga (SP)
Carga horária: 18h a 30h semanais
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017 (estágio regular) e julho/2016 a dezembro/2016 (estágio de 6 meses)
Cursos: administração, ciência da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, engenharias (ambiental e sanitária, civil, da computação, de controle e automação, de produção, mecânica, química, de materiais, mecânica, metalúrgica, mecatrônica, de minas, florestal, geológica), matemática, psicologia, agronomia, ecologia, marketing e sistemas de informação
Inscrições: até 9 de setembro pelo site www.ciadetalentos.com.br/estagioalcoa.

Raízen
Segmento: energia
Salário: não informado
Número de vagas: 127
Locais de trabalho: São Paulo e Mato Grosso do Sul
Carga horária: 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos:
-Superior: engenharia, administração, economia, ciências contábeis, direito, tecnologia da informação, marketing, comunicação social, publicidade e propaganda, psicologia, relações internacionais, e áreas correlatas.
-Técnico: em eletrotécnica, eletroeletrônica, automação industrial, química, açúcar e álcool, alimentos, e em mecânica.
Inscrições: até 10 de setembro pelo site www.raizen.com/trabalhar-na-raizen/processos-de-selecao/programa-estagio.

Avon
Segmento: cosméticos
Salário: não informado
Número de vagas: 64
Local de trabalho: São Paulo, Bahia e Ceará
Carga horária: a partir de 4h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: nas áreas de exatas, humanas e tecnologia da informação
Inscrições: até 10 de setembro pelo site www.avon.com.br/programa-de-estagio.

Monsanto
Segmento: agricultura e biotecnologia
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: São Paulo (SP), Camaçari (BA), Campinas (SP), Goiania (GO), Ipuã (SP), Itaí (SP), Paracatu (MG), Petrolina (PE), Rolândia (PR), Santa Cruz das Palmeiras (SP), São José dos Campos (SP), Sorriso (MT), e Uberlândia (MG)
Carga horária: 4h ou 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: administração, economia, marketing, engenharias, engenharia da computação, ciências da computação, análise de sistemas, engenharia de produção, economia, ciências contábeis, direito, psicologia, relações internacionais, comunicação, relações públicas, agronomia, ciências biológicas, gestão e engenharia ambiental, farmácia, bioquímica, química, jornalismo, comunicação social, engenharia mecânica, engenharia química, ciências econômicas, engenharia da computação, análise de sistemas, engenharia mecatrônica, engenharia elétrica, estatística, biotecnologia, engenharia agronômica, engenharia agrícola, engenharia de automação, biologia, engenharia de biossistemas, zootecnia, engenharia agrícola, engenharia florestal, engenharia de alimentos, e engenharia industrial
Inscrições: até 14 de setembro pelo site www.ciadetalentos.com.br/estagiocorporativomonsanto.

Procuradoria Regional da República da 1; Região
Salário: R$850
Número de vagas: 17 vagas imediatas e formação de cadastro reserva
Locais de trabalho: Brasília
Carga horária: 4h diárias
Formação: pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos do curso superior concluídos
Cursos: administração, arquitetura, arquivologia, ciência da comunicação, tecnologia em processamento de dados, engenharia de redes, sistemas de informação e outros cursos da área de tecnologia da Informação, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), educação física, engenharia civil, gestão ambiental, ciências biológicas, engenharia ambiental, nutrição, e psicologia
Inscrições: até 14 de setembro pelo site www.prr1.mpf.mp.br

Brasken
Segmentos: petroquímica
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia.
Carga horária: 4h a 6h diárias
Formação: a partir do 2; semestre do ensino técnico ou estar formado há no máximo dois anos, desde que permneça vinculado a uma instituição de ensino
Cursos: automação, administração, elétrica, eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, edificações, inspeção de equipamentos, mecânica, mecatrônica, metalurgia, processos petroquímicos, plásticos, química, e segurança do trabalho
Inscrições: até 25 de setembro pelo site www.jovensbraskem.com.br

Volkswagen
Segmento: automóveis
Salário: não informado
Número de vagas: 90
Local de trabalho: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (SP)
Carga horária: 6h
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos:
-nível superior: administração, engenharias, secretariado, direito, publicidade e propaganda, comércio exterior, relações internacionais, ciências contábeis, jornalismo, economia, e arquitetura
-nível técnico: administração, mecatrônica, mecânica, secretariado, elétrica e química
Inscrições: até 27 de setembro pelo site www.vw.com.br/estagio2016

Honda

Segmento: automóveis e motocicletas
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Local de trabalho: São Paulo (SP), Sumaré (SP), Recife (PE)
Carga horária: 4h a 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: administração, ciências contábeis, comunicação social, contabilidade, economia, engenharia eletrônica, engenharia elétrica, engenharia industrial, engenharia mecânica, tecnologia da informação Engenharia Mecatrônica, engenharia de produção, marketing, pedagogia, psicologia, publicidade e propaganda, sistemas de informação
Inscrições: até 28 de setembro pelo site www.honda.com.br/jovenstalentos/processo-estagio

Porto Seguro

Segmento: financeiro, telecomunicações, saúde, consórcio e seguros

Salário: não informado

Número de vagas: 50

Local de trabalho: São Paulo

Carga horária: 4h ou 6h diárias

Formação: dezembro/2016 a julho/2017

Cursos: estatística, ciência da computação, engenharia de produção, engenharia de software, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia eletrotécnica, engenharia de telecomunicações, processamento de dados, matemática, administração, economia, ciências atuariais, ciências contábeis, marketing, publicidade e propaganda, comunicação social, psicologia, sistemas de informação, entre outros

Inscrições: até 4 de outubro pelo site

Basf

Segmento: empresa química

Salário: não informado

Número de vagas: não informado

Locais de trabalho: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Ceará e Minas Gerais

Carga horária: 6h a 8h diárias

Formação: até dezembro/2016

Cursos: agronomia, engenharia agronômica e biologia

Inscrições: até 4 de outubro pelo site vivatalentos.com.br/estagiosbasf

Prysmian Group
Segmento: energia e telecomunicações
Salário: R$ 1.232,77 a R$ 1.114
Número de vagas: não informado
Local de trabalho: Santo André (SP)
Carga horária: 7h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: administração, logística e engenharias, administração, psicologia, relações internacionais, ciências econômicas e ciências contábeis, marketing, publicidade e propaganda
Inscrições: pelo site www.ciadetalentos.com.br/vagas/estagio-superior/prysmian-group.

Takeda
Segmento: farmacêutica
Salário: R$ 1.400
Número de vagas: não informado
Local de trabalho: São Paulo
Carga horária: 6h diárias
Formação: dezembro/16 a julho/18
Cursos: administração de empresas, comunicação social, publicidade e propaganda, engenharias, farmácia e marketing
Inscrições: pelo site www.ciadetalentos.com.br/vagas/takeda.

P
Segmento: bens de consumo
Salário: R$1.130 a R$2.260
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: São Paulo
Carga horária: 4h a 8h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: qualquer um
Inscrições: pelo site pg.taleo.net/careersection/10000/jobdetail.ftl?lang=pt-br=LA%2b00001943.

Nestlé

Segmento: alimentos
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Local de trabalho: não informado
Carga horária: 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: administração com ênfase em comércio exterior, administração com ênfase em logística, administração com ênfase marketing, administração de empresas, agronomia, análise de sistemas, ciência da computação, ciência dos alimentos, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, engenharia da computação, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia elétrica com ênfase em eletrônica, engenharia eletricista, engenharia eletroeletrônica, engenharia eletrônica, engenharia eletrotécnica, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia de controle e automação, engenharia química, farmácia, jornalismo, marketing, nutrição, processamento de dados, propaganda e marketing, psicologia, publicidade e propaganda, relações públicas, sistemas de informação, tecnologia da informação.
Inscrições: pelo site www.ciadetalentos.com.br/estagiarfazbem

Syngenta
Segmento: proteção de cultivos e mercado de sementes
Salário: R$ 1.267 a R$ 1.531
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: São Paulo
Carga horária: 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a dezembro/2017
Cursos: administração de empresas, ciências econômicas, engenharias ou técnico em logística, ciências contábeis, secretariado, letras ou turismo
Inscrições: pelo site www.ciadetalentos.com.br/vagas/syngenta.

Novartis
Segmento: cuidados com a saúde
Salário: R$1.350
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: São Paulo
Carga horária: 6h diárias
Formação: dezembro/2016 a julho/2017
Cursos: administração, secretariado, letras, e turismo
Inscrições: pelo site www.ciadetalentos.com.br/vagas/novartis.

Elavon
Segmento: credenciadora de cartões
Salário: R$1.980
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: Brooklin Novo (SP)
Carga horária: 30h
Formação: dezembro/2016 e julho/2017
Cursos: relações internacionais, ciências econômicas, ciências contábeis ou administração
Inscrições: pelo site www.ciadetalentos.com.br/vagas/elavon.

L;oreal
Segmento: cosméticos
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: Rio de Janeiro e São Paulo
Inscrições: pelo site lorealtalentos.com.br