Estagio

Primeiro semestre do ano tem 13,6% mais aprendizes contratados

A comparação é com relação ao mesmo período do ano passado. O total de estagiários contratados aumentou 3,8%. Os números são do Ciee

Eu, Estudante
postado em 22/07/2019 19:59
Aumenta em 13,6% o número de aprendizes contratados por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A quantidade de jovens e adolescentes encaminhados para empresas e órgãos públicos pelo centro no primeiro semestre de 2019 foi de %uFEFF247.679 em todo o país, segundo Boletim Estatístico divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Ciee. Em relação aos estagiários, o total de contratados na primeira metade do ano foi de 868.468, o que representa um crescimento de 3,8%.
A comparação é com relação ao mesmo período do ano passado. O total de estagiários contratados aumentou 3,8%. Os números são do Ciee

A escolaridade dos jovens contratados

No primeiro semestre, de acordo com a pesquisa, 68,8% dos aprendizes tinham terminado o ensino médio, enquanto 26% ainda estavam cursando essa etapa da educação básica. O estudo revelou também que 4,6% dos aprendizes estavam no ensino fundamental. Quanto aos estagiários, 77,4% são do ensino superior, 18,9% do ensino médio e 3,3% do ensino técnico.

Os cursos de ensino superior com maior número de estagiários no país são direito, pedagogia, administração, ciências contábeis, engenharia civil, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, psicologia, educação física, ciência da computação e arquitetura e urbanismo.

O boletim mostrou que houve alta de 6,6% no número de vagas de estágio abertas, passando de 203.062 oportunidades no primeiro semestre de 2018 para 216.462 no mesmo período deste ano.

Qual a diferença entre estagiário e jovem-aprendiz?

Enquanto o estagiário precisa estar estudando e tem um contrato que pode durar até dois anos, sem vínculo empregatício, independentemente de idade; o jovem aprendiz deve ter de 14 a 24 anos e é contratado com carteira-assinada, sendo regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O primeiro é regido pela Lei n; 11.788/2008; e o segundo, pela Lei n; 10.097/2000.
[SAIBAMAIS]

Estagiários são estudantes formalmente matriculados no ensino superior, no ensino técnico ou no ensino médio. Nessa modalidade, os jovens podem atuar nas empresas por um período máximo de dois anos, a fim de colocar em prática o que é aprendido em aula.


O programa jovem aprendiz visa gerar oportunidades de emprego para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando os ensinos fundamental ou médio ou tenham finalizado o ensino médio, de preferência, que nunca trabalharam e precisem adquirir as primeiras experiências profissionais.


Além de trabalhar, os participantes passam por aulas teóricas e práticas em alguma instituição de ensino credenciada, como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o próprio Ciee, entre outras. O programa de jovem aprendiz é garantido por meio de um contrato de trabalho especial chamado contrato de aprendizagem, em que o beneficiado tem carteira assinada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação