Ensino_EducacaoBasica

Marcelo Gleiser participa da Semana de C no DF

O físico é convidado especial da edição. Nesta quarta (23), discorrerá sobre "O homem e os caminhos da ciência"

postado em 22/10/2013 16:33
O físico Marcelo Gleiser participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ele integrará as atividades a convite da Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Universidade de Brasília (UnB).

Gleiser estará presente na abertura da SNCT, nesta terça-feira (22), como convidado especial. No dia seguinte, às 10h, ele falará sobre ;O homem e os caminhos da ciência;, em evento realizado pela UnB. Também na quarta, às 18h, o cientista fará palestra dentro da programação da semana nacional, no Pavilhão do Centro de Exposições do Parque da Cidade. Essa atividade é promovida pelo MCTI, em parceria com o CGEE.

Na quinta, o cientista participará do seminário Caminhos para a Inovação, realizado pela CCT do Senado, com a parceria do MCTI, do CGEE e da UnB. O seu painel abordará o tema ;A ciência no desenvolvimento dos esportes de alto rendimento ; modalidades olímpicas e paralímpicas;. O objetivo do evento é aproximar o Poder Legislativo das discussões sobre ciência, tecnologia e inovação, buscando soluções para o desenvolvimento tecnológico nacional.

Marcelo Gleiser é também astrônomo, professor e escritor. Ele é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor pelo Kings College London, na Universidade de Londres. Desde 1997, Gleiser é colunista semanal da Folha de S.Paulo, divulgando a ciência e mostrando explicações simples para os leitores.

Naquele ano, lançou o seu primeiro livro, A Dança do Universo, que fala da origem do universo tanto ponto de vista científico, como do religioso. Ganhou o prêmio Jabuti por esse livro.

Desde 1991, é professor na Darthmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos. Participou de pesquisas no Institute for Theoretical Physics da Califórnia e recebeu bolsas para pesquisa da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), da National Science Foundation e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação