postado em 01/05/2014 14:03
Pela primeira vez em oito anos, o índice de adultos com sobrepeso parou de crescer. É o que aponta a pesquisa Vigitel, divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Desde 2006, quando o levantamento começou a ser feito, a taxa apresentava crescimento ano a ano. Em 2013, porém, foi registrada uma leve queda na quantidade de pessoas com excesso de peso, sugerindo um cenário de estabilização. No ano passado, 50,8% da população estava com sobrepeso, contra 51 % em 2012. O mesmo cenário se aplica à taxa de obesos, que cresceu apenas 0,1% ; está em 17,5%. A Vigitel consiste em uma pesquisa feita por telefone. Nesta edição, foram ouvidas 53 mil pessoas em todas as unidades da Federação.Segundo o secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o dado está relacionado ao aumento da prática de atividades físicas e na melhoria da alimentação. ;A redução do aumento está se consolidando. A quantidade de pessoas que consomem hortaliças teve um leve aumento de 22,7%, em 2012, para 23,6% no ano seguinte. A prática de atividades físicas também cresceu: passou de 33,5% para 33,8% em um ano. A gente observa isso (a tendência de queda) na maioria das capitais;, disse ele.
A capital com maior número de pessoas com sobrepeso é Cuiabá, com índice de 55%. No Distrito Federal, 49% da população está acima do peso ideal.
A pesquisa também confirma a tendência de queda no número de fumantes, que hoje representam 11,8% da população. Há seis anos, esse índice chegava a 15,7%.Ontem, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que a regulamentação da lei federal que proíbe o fumo em ambientes fechadas deve sair ainda neste ano. A legislação federal foi sancionada em 2011 e, até hoje, as regras para sua implementação ainda não foram definidas. O que vale, na maioria dos estados, são legislações locais.
Fatores de risco
Confira alguns dados da Vigitel 2013 sobre obesidade e tabagismo
Percentual da população:
Com excesso de peso
50,8%
Obesa
17,5%
Fumante