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Do serviço de casa às vendas no comércio

Pela primeira vez, segundo o IBGE, há mais mulheres empregadas no varejo do que em tarefas domésticas. Maior nível de escolaridade sustenta a ascensão no mercado

postado em 26/09/2012 08:00

Vanessa Rodrigues, ao centro, é a primeira da família a entrar para a universidade. Hoje é gerente de lojaO mercado de trabalho brasileiro ganhou uma nova cara. E a face mais visível está entre as mulheres. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela primeira vez, o trabalho doméstico deixou de ser a principal ocupação da mão de obra feminina. Agora, elas estão em maioria no comércio.

Nos últimos dois anos, a participação das domésticas no grupo de mulheres que estão empregadas caiu de 17% para 15,7%. Já o total das que tiram o sustento das vendas subiu de 16,5% para 17,6%. E essa mudança veio para ficar, na análise de Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular. Primeiro, porque elas ampliaram o nível da educação. Segundo, caiu o fluxo migratório de camadas de baixa renda da Região Nordeste para trabalhar em casas de família. Terceiro, muita pessoas das novas gerações não querem repetir as profissões dos pais.

;A filha não quer ser empregada doméstica porque sente vergonha da mãe. Pelo contrário. Tem muito orgulho. A questão é que ela não enxerga possibilidade de crescimento pessoal. Então, estuda para ter emprego com plano de carreira;, explicou Meirelles. Segundo ele, o nível de escolaridade também tem sido importante para as mudanças. ;Cada ano de estudo implica em aumento de 15% no salário médio;, assinalou. As mulheres já representam 51,5% da população brasileira (195,2 milhões de pessoas), segundo a Pnad.

Embora ainda pertençam ao grupo com maior dificuldade para encontrar trabalho, junto com negros, pardos e jovens, e de ganharam, em média, 70,4% dos salários pagos aos homens, elas começam a despontar em empregos de melhor qualidade e são, em muitos casos, o primeiro membro da família a entrar para a universidade. É o caso de Vanessa Rodrigues, 23 anos, que trabalha em lojas de artigos femininos, há cinco anos. ;Comecei aos 17, como vendedora. Aos 18, fui promovida. Estou como gerente há três anos ;, contou. Ela é formada em Administração de Empresas, mas não parou de estudar. Ganhou uma bolsa integral para a faculdade engenharia civil e resolveu encarar o desafio. De uma família goiana de quatro filhos, é a mais velha. A mãe nunca trabalhou; o pai é funcionário de um restaurante.

Luciene Braga, 29, já passou por outros empregos antes de chegar a uma loja do Brasília Shopping. Divorciada, com um casal de filhos, precisa superar empecilhos todos os dias, para não faltar às aulas, também em uma faculdade de engenharia. ;Estudo nos fins de semana, nas folgas, de madrugada. E ainda consigo bater as metas de venda. Tudo é possível com um pouco de esforço e de boa vontade. Escolhi Engenharia porque, das carreiras mais conceituadas, foi a que se encaixou na minha vocação;, ressaltou. Sua programação diária é apertada. Às 9 da manhã, deixa os filhos na escola e uma sobrinha os busca depois. Luciene é a mais nova de oito irmãos e o orgulho da família. ;Só eu consegui estudar. Meus irmãos são caseiros em sítios de Minas. Um deles, servente, mora com minha mãe, de 69 anos, que sempre foi dona de casa;. O pai de Luciene é caminhoneiro aposentado.

Ana Paula Levay, 24, escolheu o comércio como a porta de entrada ao mercado de trabalho. ;É o local mais fácil de encontrar emprego. Em outros lugares, exigem cursos diferentes e experiência;, justificou. Começou em uma loja pequena, por indicação de amigos. Há seis anos, foi para outra maior, que lhe deu tempo e possibilidade de entrar para a faculdade de fisioterapia. Para estudar, conta com o apoio da mãe, que já concluiu o nível superior, e do pai, comerciante. Mais velha de dois irmãos, Ana Paula sonha em ser radialista ou humorista. ;Qualquer coisa ligada à TV. Estou fazendo cursos, conhecendo pessoas. Começo as aulas de locução no mês que vem;, contou.

Apesar de jovens, essas comerciárias sabem, de acordo com o local onde trabalham, manter um saudável clima de disputa, em busca de cumprimento das metas. Para trabalhar no comércio, segundo elas, não basta apenas ser bonita. É preciso consciência de que lidar com o público não é fácil. O cliente tem sempre razão. Por isso, dão algumas dicas: clareza nas informações e cortesia são fundamentais. Bom humor, alto astral, agilidade, desenvoltura, vestuário apropriado e tom de voz na altura certa são ingredientes importantes para cativar o cliente e conseguir aquela venda que faz a diferença.

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