Ensino_EducacaoBasica

Sereia Iara vence eleição escolar

postado em 28/09/2012 08:00
Iara (E), Saci, Vitória-Régia, Negrinho do Pastoreio e Curupira: candidatosEstá eleita a nova presidente do folclore brasileiro. Entre Saci-Pererê, Curupira, Negrinho do Pastoreio, Vitória-Régia e Iara, venceu a sereia que costuma enfeitiçar os viajantes nas margens do Rio Amazonas. Com o discurso de afirmação dos direitos femininos, Iara conquistou os eleitores de 5 a 9 anos, estudantes do Centro de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, em Planaltina. O pleito foi só uma simulação realizada ontem, mas o aprendizado sobre a cultura brasileira e cidadania ficará para sempre na cabeça das 800 crianças do ensino infantil ao 5; ano.

A parceria firmada entre Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Educação do DF possibilitou que esses alunos soubessem exatamente como funciona uma eleição oficial: ;Quero contar para os meus pais que não se pode aceitar presente de candidato porque, na verdade, eles querem é comprar o nosso voto. Isso é ilegal;, concluiu Thainá Kauane, 9 anos, estudante do 3; ano do ensino fundamental.

A simulação foi organizada por meio do projeto Inclusão Social desde a Infância. Em funcionamento desde 2006, a iniciativa ocorre entre agosto e outubro em algumas escolas do DF. Só neste ano, 35 delas participaram. ;O tema é o folclore, pois as instituições de ensino começam a introduzir esse assunto nesta época do ano;, justificou a funcionária da Escola Judicária Eleitoral do DF Rose Brandão Rocha.

Experiência
O pleito ocorreu nos períodos matutino e vespertino, e o resultado saiu minutos após a votação acabar. O TRE cedeu três urnas eletrônicas para a escola em Planaltina. Quando os pequenos digitavam o número do candidato, a foto de cada um deles e as informações apareciam na tela, como em um processo comum. Havia ainda mesários, escolhidos e treinados por um membro do tribunal. ;Nunca tinha visto uma urna de perto;, contou um dos mesários, Rafael Furtado Rocha, 10 anos, aluno do 5; ano.

;Minha campanha foi pelas mulheres, para acabar com a discriminação;, discursou a vencedora, a coordenadora de educação integral Flávia Rúbia de Alvarenga. Vestida como a sereia Iara, ela recebeu 262 votos, além da faixa presidencial. ;Vamos continuar tratando desses assuntos em sala;, prometeu.

Todos os personagens do folclore representaram um tema social ao longo da campanha de 45 dias. O Saci-Pererê trabalhou pela inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar; o Curupira, pela preservação da natureza; a Vitória-Régia, pela preservação da água; o Negrinho do Pastoreio, pela igualdade racial; e Iara defendeu os direitos das mulheres. ;Desde o primeiro momento nos envolvemos com os temas sociais inseridos dentro processo eleitoral. O aprendizado foi enorme;, disse o diretor da escola e segundo colocado nas votações como o Saci, Nilson Carlos dos Santos.

Eles se fantasiaram e encenaram um teatro para atrair a atenção das crianças. Dois integrantes do TRE explicaram como funcionam as eleições. Entre as palestras lúdicas, estavam as explicações de que compra de voto e boca de urna são práticas ilegais. Os professores também centraram nas histórias de cada personagem representado.

Quem é quem

Iara ; Conhecida como a Mãe das Águas, segundo a lenda, Iara é uma linda sereia moradora dos rios do Norte do país. Ela costuma atrair homens com seu belo canto. Eles se apaixonam e a seguem até as profundezas do rio, de onde não retornam mais. A única maneira de se livrar do feitiço é em um ritual realizado por um pajé.

Saci-Pererê ; É um menino negro, com uma perna só e um gorro vermelho. Na lenda, é conhecido por ser brincalhão e adorar fazer travessuras na floresta. Diz-se que é possível encontrar um saci nos redemoinhos de vento que ele faz para se locomover.

Negrinho do Pastoreio ; Lenda afrocristã, contada no século 19 por aqueles que defendiam o fim da escravidão. Reza a história que ele era um menino negro e pequeno, escravo de um fazendeiro muito mau, que o espancou por ele ter perdido o gado. Ainda machucado, o menino foi jogado em um formigueiro e aparecido três dias depois com a pele lisa ao lado da Virgem Maria, sua madrinha.

Vitória-Régia ; Uma das mais lindas jovens índias, a guerreira Naiá era apaixonada pela Lua. Numa noite em que o luar estava bonito, ela chegou à beira de um lago, viu a Lua refletida e acreditou que Deus havia descido do céu para tomar banho ali. Ela mergulhou e morreu afogada. Comovido com a situação, o Deus Lua resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas, a vitória-régia.

Curupira; Habita as matas brasileiras, tem estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés voltados para trás. De acordo com a lenda, ele protege as árvores, plantas e animais das florestas. Os alvos principais do menino são caçadores, lenhadores e aqueles que destroem as matas. Para assustá-los, Curupira emite sons e assovios agudos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação