Ensino_EducacaoBasica

Documentário sobre a Amazônia é um dos destaques de hoje do Festival do Rio

postado em 09/10/2012 19:21
Com todos os filmes da mostra competitiva já apresentados em primeira exibição, a Premi;re Brasil do Festival do Rio tem como atração, na noite de hoje (9), em sessão de gala no cinema Odeon Petrobras, às 19h15, um documentário fora da competição: Amazônia Eterna, dirigido por Belisário França, também roteirista, e Bianca Lenti.

De acordo com os autores, ;o filme propõe uma viagem sensorial pelo cotidiano dos povos da floresta e uma reflexão sobre as novas possibilidades da Amazônia, hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis;.

Ainda no cinema Odeon, localizado na Cinelândia, centro do Rio, será exibido às 21h45m, em sessão de gala da mostra Panorama do Cinema Mundial, o filme francês Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard, estrelado por Marion Cotillard. Na mesma mostra, mas no cine Estação Sesc 1, em Botafogo, zona sul do Rio, haverá a sessão de gala do filme O Artista e a Modelo, do diretor espanhol Fernando Trueba.

Um dos mais importantes cineastas contemporâneos de seu país, premiado em 1992 com o Oscar de melhor filme estrangeiro por Sedução, Trueba, que costuma acompanhar o lançamento de seus filmes em vários partes do mundo, estará presente à sessão. ;Gosto de estar em contato com o público, saber o que as pessoas estão pensando do meu trabalho;, disse o diretor aos organizadores do festival.

Já a mostra Premi;re Latina, que apresenta as novidades do cinema latino-americano, exibe às 19h15, em sessão de gala no cine Estação Sesc Rio 2, também em Botafogo, o filme Dias de Pesca, do diretor argentino Carlos Sorín, que também estará presente à sessão. Drama sobre um alcoólatra em tratamento de desintoxicação, o filme foi selecionado para a competição oficial deste ano do Festival de San Sebastián, na Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação