Ensino_EducacaoBasica

Físico alemão fala sobre a 'partícula de Deus' em seminário

postado em 21/11/2012 18:37
O físico alemão Thomas Müller, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), estará presente nesta quinta-feira (22/11), às 9h30, no 1; Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação. O evento, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo (DWIH-SP), teve início nesta quarta-feira (21) e ocorre no Club Transatlântico, em São Paulo.

Müller falará sobre a importância para ciência e para humanidade das pesquisas no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) sobre o bóson de Higgs ; conhecido popularmente como a ;partícula de Deus;, trata-se de uma pesquisa que busca explicar a origem do Universo.

Na palestra, o físico vai explicar como está o andamento da pesquisa, quais as conclusões do estudo até o momento e o que pode mudar na concepção da origem do universo, na compreensão do universo e no desenvolvimento da ciência, por exemplo.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Além dos escritórios de São Paulo, há centros similares em Moscou, Nova Délhi, Nova York e Tóquio. Nesses países, o DWIH busca intensificar o intercâmbio científico, além de servir como plataforma para o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação entre pesquisadores. Outro objetivo do DWIH São Paulo é conectar instituições científicas e agentes da inovação alemães e brasileiros.


Confira a programação completa

Quarta-feira, 21 de novembro
13h ; Credenciamento e recepção
13h30 ; Abertura e apresentação do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP)
14h ; Palestra de abertura: As transformações do Ensino Superior no Brasil no século XXI: Abilio Afonso Baeta Neves, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, representando a CAPES, da qual foi Presidente de 1995 a 2002
14h30 ; Apresentação dos membros do DWIH-SP
; Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)
; Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)
; Fundação Alexander von Humboldt
; Fraunhofer-Gesellschaft
; Freie Universit;t Berlin
; Universidade Técnica de Munique (TUM),
; Aliança Universitária da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR)
; Universities of Applied Sciences (UAS7)
; Frankfurt School of Finance & Management
; Westf;lische Wilhelms-Universit;t Münster (WWU)

Quinta-feira, 22 de novembro
9h ; Welcome coffee: membros do DWIH-SP disponíveis para contatos
9h20 ; Diretora de Assuntos Internacionais da CAPES, Denise Neddermeyer
9h30 ; Conferência ; Thomas Müller (KIT ; Karlsruhe Institute of Technology): O longo caminho para descoberta do bóson de Higgs
10h30 ; Painel 1: Desafio Energético
- Helge J;rgens (Freie Universit;t Berlin): ;Energiewende;: a política alemã de mudança de energia,um modelo para os outros?
- Gilberto Câmara (INPE ; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos/SP): Bioenergia: os desafios de políticas de uso da terra no Brasil
Moderador: Marcelo Leite, editor de opinião da Folha de S. Paulo.
11h30 ; Discussão
13h30 ; Painel 2: Educação e Sociedade
-Rainer Leisten (Universit;t Duisburg-Essen): Diversity Management na Alemanha ; abordagens eperspectivas.
-Cibele Yahn de Andrade (Unicamp, Campinas/SP): Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade edesigualdade social. A evolução dos últimos 15 anos.
-Elisabeth Holuscha (FH K;ln, Colônia): Sistema educacional mais justo por meio de uma ofertaeducacional diversificada ; oportunidades e desafios das escolas superiores ;Fachhochschulen;alemãs.
Moderador: Gerhard Jacob, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
15:15 Painel 3: Transferência de Conhecimento e Tecnologia
-Alexander Rieck (Fraunhofer-Gesellschaft, Munique): A iniciativa ;Morgenstadt; da Fraunhofer-Gesellschaft.
-Barbara G;bel (Instituto Ibero-americano, Berlim): Movimentando conhecimento: desafios e perspectivas em cooperações Brasil-Alemanha nas Ciências Sociais e Humanas.
-Fernando Landgraf (IPT ; Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo): Parceria entre institutos depesquisa tecnológica e empresas a exemplo do IPT
Moderadora: Cilene Victor, diretora de redação da revista ;Com Ciência Ambiental;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação