Ensino_EducacaoBasica

Audiência discute equipamentos para os hospitais universitários

postado em 20/03/2013 18:54

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realizou nesta terça-feira, 19, em Brasília, audiência pública para discutir as especificações técnicas de equipamentos de videocirurgia que serão adquiridos para os hospitais universitários federais.

A audiência pública é uma das etapas do modelo de compras por meio de Registro de Preços Nacional (RPN) e sua realização precede o lançamento da licitação pela administração. O principal objetivo é debater com o setor produtivo os critérios e as especificações técnicas exigidas. Entre os itens que serão adquiridos, estão torres de videocirurgia e conjuntos para artroscopia de joelho, quadril e punho.

De acordo com o diretor de logística e infraestrutura hospitalar, Garibaldi Albuquerque, o objetivo da empresa é a realização de uma compra que atenda as necessidades dos hospitais e ocorra por meio de processo transparente e padronizado.

O diretor de atenção à saúde e gestão de contratos, Celso Ribeiro de Araújo, ao apresentar a EBSERH aos participantes, destacou o papel do órgão na recuperação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. Por meio do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), criado em 2010 e atualmente coordenado pela estatal, foram adotadas medidas para a recuperação física e tecnológica dessas unidades.

;Queremos que esses hospitais recuperem o nível de excelência que possuíam, tanto em relação à assistência à saúde prestada à população quanto em seu papel de formação dos profissionais da área da saúde;, destacou.

O registro de preços e o pregão eletrônico vêm sendo utilizados para a aquisição de equipamentos e insumos médicos para os hospitais universitários desde a criação do Programa REHUF. A modalidade permite a melhor utilização de recursos humanos e financeiros por parte da administração. Nos três últimos anos, a economia alcançada foi de R$ 496 milhões, o equivalente a 37% do preço de referência dos itens.

Assessoria de Comunicação Social da EBSERH

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação