Shirley Pacelli
postado em 26/03/2013 19:00
Há menos de 30 dias, a Samsung lançou o Galaxy Note 8.0, tablet para bater de frente com o iPad mini, da Apple, durante a Mobile World Congress, feira de dispositivos móveis em Barcelona (Espanha). Pouco depois, foi a vez de os smartphones Galaxy SIII mini e do Gran Duos (dual chip) serem apresentados no Brasil. E na última semana, em Nova York (Estados Unidos), o mundo conheceu, enfim, o Galaxy S4, celular inteligente top de linha da fabricante sul-coreana. Tantos lançamentos em tão pouco tempo demonstram a corrida da marca para desbancar a Apple no ranking das mais inovadoras. A empresa norte-americana tem baixado a guarda e deixado o caminho livre para isso acontecer. A Samsung já é a maior fabricante de smartphones do mundo e reúne uma legião de fãs que aguardam ansiosamente por seus eventos. Enquanto a Siri, assistente de voz do iPhone, fala até cantonês, mas nada de português, a Samsung lançou um novo serviço de tradução ; S Translator ; já com suporte para a língua local. Além disso, o lançamento mundial de vendas, em 26 de abril, contemplará também o Brasil. Fora a novidade do site do S4 em português. Sinais de que a fabricante considera o mercado brasileiro importante, e, claro, isso agrada à população ; a ponto de potenciais applemaníacos se renderem aos encantos da marca.
Foi o que aconteceu com o publicitário Gustavo Varella, de 34 anos. Depois de ter o iPhone 3GS, que usava há três anos roubado durante o carnaval, decidiu que era hora de comprar um novo aparelho. O smartphone era uma ferramenta de trabalho: conferências, reuniões, anotações importantes, tudo estava lá. Diante de conselhos dos amigos e da própria observação do mercado, o publicitário resolveu se arriscar com o Galaxy Note II. ;Ao mesmo tempo em que a Samsung acelerou os lançamentos e se preocupou com a qualidade do aparelho e do sistema, a Apple começou a frear a inovação. Não vi grande diferença entre o iPhone 3GS, o 4, o 4S e o 5. Quem gosta de tecnologia quer coisa nova;, justificou Varella.
O publicitário foi se adaptando às funcionalidades e ao novo sistema operacional, mas acabou sentindo falta de alguns recursos do iPhone, como o black screen, em que aparecem todas as notificações mesmo com o celular travado. ;Cheguei a perder uma reunião porque a notificação não me chamou a atenção;, conta. Para ele, o Note II é uma solução boa, mas para quem já teve um aparelho Apple é difícil se adequar, porque há todo um investimento em aplicativos da App Store.
Vantagens
Varella acabou vendendo o Note II e comprando um iPhone 5. A grande vantagem da Apple, segundo ele, é que todos os seus dados estavam na nuvem. ;Restaurei o aparelho em algumas horas. Até a foto de fundo era a mesma que eu tinha no 3GS;, conta. Para ele, o modelo de negócios de personalização dos perfis na nuvem, somado ao esmero da Apple no acabamento perfeito de seus celulares, fideliza o cliente. ;O celular é praticamente uma joia. Tem bordas que parecem ter sido lapidadas como um diamante e brilha;, brinca Varella. O lado ruim da marca, para ele, é o sistema fechado, que impossibilita transferências de arquivos de um dispositivos para o outro.
Ele explica que escolheu o iPhone 5 para não ter tecnologia obsoleta, mas que compraria um 4S tranquilamente, já que não há diferenças significativas entre os aparelhos. Varella diz que os smartphones da Samsung são uma ótima opção para quem ainda não criou vínculo com a rival. ;A Samsung representa uma ameaça ao reinado da Apple. Daqui a pouco ela oferece a funcionalidade que faltava aos usuários iOS e passa a concorrente;, diz.
Imagens a jato
Com recurso Story Album do S4, é possível criar um álbum interativo. Fotos e vídeos são organizados automaticamente por localização e ordem cronológica. Outra ferramenta permite fazer até 100 fotos em quatro segundos e criar uma imagem em movimento.