Ensino_EducacaoBasica

O isolante do futuro

Professor de Minas Gerais desenvolve semicondutor térmico que controla o fluxo de temperatura entre dois ou mais corpos. Com ele, será possível ter paredes que ajustarão o calor e o frio de uma casa, reduzindo o uso do ar-condicionado

Clarice Souza
postado em 01/04/2013 19:00

Em ações militares realizadas em ambientes com extrema variação de temperatura, por exemplo o deserto, o semicondutor pode ser utilizado na confecção de tecidos para uniformes, funcionando como regulador do fluxo de calorBelo Horizonte ; A persistência de um pesquisador belo-horizontino em descobrir uma tecnologia capaz de equilibrar a transferência de calor entre corpos com temperaturas diferentes culminou na criação de um semicondutor térmico. Desenvolvido pelo doutor em engenharia mecânica Marco Aurélio Bernardes, o sistema atua no controle do fluxo de calor entre dois ou mais corpos, e pode agir tanto como condutor quanto como isolante.

A tecnologia, que ainda está em fase de pesquisa, pode ser aplicada em vários tipos de materiais ; metais, resinas plásticas, vidro, madeira ou mesmo tecido. Na prática, o semicondutor é capaz de funcionar de forma unilateral, de modo a promover o gerenciamento do calor e evitar a contaminação térmica, o que pode melhorar o desempenho de microprocessadores e aparelhos eletroeletrônicos e contribuir para uma redução significativa do consumo de energia.

Especialista em ciências térmicas e com vários trabalhos na área de meio ambiente e energias renováveis, o pesquisador deu os primeiros passos no desenvolvimento do projeto em 2007, durante a realização de um estágio de pós-doutorado no Instituto de Stellenbosch, na África do Sul. O objetivo de Bernardes era elaborar um dispositivo que pudesse transferir calor em uma única direção a fim de solucionar uma falha dos isolantes convencionais. ;Em edificações, por exemplo, os sistemas de isolamento térmico impedem a entrada do calor durante o dia, mas, à noite, quando o ambiente externo tende a ser mais frio, as paredes impedem a saída de calor interno, o que faz com que haja um gasto excessivo de energia com o uso de ar-condicionado;, afirma.

Segundo o pesquisador, o semicondutor térmico pode solucionar o problema, já que permite a liberação do calor. ;Com a aplicação do sistema, podemos ter paredes inteligentes, capazes de proporcionar um equilíbrio nas temperaturas e reduzir o consumo de energia;, explica. Como a pesquisa ainda está sendo desenvolvida, o especialista não sabe precisar o percentual de redução do consumo de energia em edificações com o uso do semicondutor.

Vasta aplicabilidade

A tecnologia desenvolvida pelo engenheiro também pode aumentar a performance de microprocessadores, essenciais para o funcionamento de computadores e celulares. O superaquecimento desse dispositivo interfere no desempenho dessas máquinas, a ponto de interromper seu funcionamento. Mas, segundo Bernardes, o desenvolvimento de microprocessadores criados com a tecnologia do semicondutor térmico pode proporcionar maior durabilidade do produto por meio da transferência unidirecional de calor.

;No microprocessador tradicional, o aquecimento de um dos quadros do equipamento migra para as outras partes, comprometendo o funcionamento dele. Com o semicondutor térmico, é possível evitar a contaminação por calor, o que pode revolucionar a qualidade desses produtos;, avalia o pesquisador.

Mas a aplicabilidade do sistema semicondutor térmico é bem mais vasta e ele pode ser utilizado, por exemplo, em roupas. Bernardes explica que o tecido normal é capaz de reter a temperatura corporal, o que é bom em dias de inverno, pois impede que um indivíduo sinta frio. Em dias quentes, o mesmo material permite a entrada de calor do ambiente externo, o que impossibilita o uso dessa roupa no verão. Com o sistema semicondutor, é possível elaborar um tecido que, em dias frios, aqueça quem o veste, mas, em ambientes com altas temperaturas, não permita a transferência de calor para dentro da roupa.

O uso da tecnologia em equipamentos eletrônicos e tecidos chamou a atenção da Defesa Americana durante a apresentação da pesquisa feita por Bernardes no fim do ano passado. Além de melhorar a performance de equipamentos como computadores e satélites, o mecanismo de controle do fluxo de calor pode possibilitar a confecção de uniformes que isolam ou liberam o calor de acordo com as condições térmicas do ambiente. Em situações de guerra, a tecnologia poderia contribuir para a criação de barracas mais funcionais, que se adequariam, por exemplo, às condições desérticas.

O engenheiro mecânico explica que o desenvolvimento do sistema é baseado nos princípios de dilatação térmica (aumento ou contração do volume de um corpo ocasionado pela variação de temperatura) e transferência de calor. O sistema semicondutor térmico foi patenteado por Bernardes nos Estados Unidos com o nome de Methods and Mechanisms for Thermal Semi Conduction. Desde que iniciou o processo de pesquisas, em 2007, o engenheiro trabalha sozinho e não tem qualquer tipo de financiamento. Professor no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, Bernardes aproveita o tempo em que não está nas salas de aula para dar continuidade ao projeto. ;Já gastei cerca de R$ 20 mil do meu bolso desde que dei início à pesquisa. Mas, para concluí-la, com todos os testes e confecção dos materiais feitos com o uso do semicondutor, seria necessário cerca de R$ 1 milhão;, calcula.

Mais acessível
Embora o semicondutor térmico seja bem mais avançado que isolantes convencionais, o engenheiro garante que a confecção de produtos com o uso do sistema não torna o material mais caro. Ele explica que todo o custo adicional está no investimento em pesquisa, e que o uso do sistema só deve trazer benefícios.

;Esse sistema pode ser utilizado até mesmo no asfalto dos grandes centros urbanos, o que impediria a absorção do calor pelo solo durante o dia e ainda permitiria que o calor natural da terra fosse liberado durante a noite. Isso poderia mitigar o aquecimento global;, afirma o especialista. A expectativa do pesquisador é de que a tecnologia esteja pronta para comercialização até o fim de 2013.
"Esse sistema pode ser utilizado até mesmo no asfalto dos grandes centros urbanos, o que impediria a absorção do calor pelo solo durante o dia e ainda permitiria que o calor natural da terra fosse liberado durante a noite. Isso poderia mitigar o aquecimento global;


Marco Aurélio Bernardes,
criador do semicondutor térmico

Sistema de isolamento convencional:
Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios. Ou seja, impede a absorção de temperaturas mais altas, o que levaria ao aquecimento. E, ao mesmo tempo, não permite que o calor
seja dissipado.

Sistema semicondutor térmico:
Age tanto como isolante quanto como condutor térmico, dependendo da necessidade. Isso permite que haja um controle do fluxo de calor de regiões distintas, possibilitando um equilíbrio entre temperaturas diferentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação