Ensino_EducacaoBasica

Para viciados em Facebook

Mark Zuckerberg apresenta plataforma que transforma a rede social na tela inicial de smartphones. Batizada de Home, a novidade busca deixar as pessoas ainda mais conectadas ao site

Marcela Ulhoa
postado em 05/04/2013 19:00

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a apresentação do Home: Facebook na tela inicial, na de descanso e em praticamente todas as interfaces de seu celular. Para quem tem um aparelho com o sistema operacional Android, do Google, essa pode ser a realidade dentro de alguns dias. Mark Zuckerberg, presidente executivo da maior rede social do planeta, lançou ontem o Home, um pacote de programas que, segundo ele, está ;centrado em pessoas e não em aplicativos;. A novidade substitui a tela inicial do celular ; normalmente recheada de ícones ; e apresenta de cara o que está acontecendo na rede social. As notificações, as mensagens recebidas e as fotos dos amigos passam a ser o fundo de tela do usuário, que pode interagir com a rede ao mesmo tempo que realiza ligações, mexe em outros aplicativos ou navega pelos mais diversos sites na internet.

;Não estamos construindo um telefone ou um sistema operacional, estamos construindo algo que é muito mais profundo do que um aplicativo;, afirmou Zuckerberg durante encontro na sede da companhia, no Vale do Silício. De acordo com a empresa, a novidade poderá ser baixada gratuitamente pelo Google Play a partir de 12 de abril nos Estados Unidos e estará disponível no Brasil ;nas próximas semanas;. Durante o lançamento, o Facebook divulgou também a parceria com a fabricante de Taiwan HTC, que venderá o primeiro smartphone com o Home já instalado e otimizado, por US$ 100. ;O First é o único telefone que tem a tela inicial do Facebook pré-carregada e otimizada;, disse o diretor da HTC, Peter Chou, ao lado de Zuckerberg no evento. ;A tecnologia móvel é fundamentalmente social, tudo consiste em conectar-se às outras pessoas;, defendeu.

Na demonstração do funcionamento do aparelho, Zuckerberg começou a mexer no Facebook ainda na tela inicial do telefone. Navegou, avançou e retrocedeu entre os habituais aplicativos de celular, enquanto, simultaneamente, enviava e recebia mensagens por meio de chat heads (abas de bate-papo) que apareciam soprepostas à tela.

A princípio, o programa rodará apenas em alguns modelos de celular Android, como o HTC One X, HTC One X%2b, Galaxy S3 e Galaxy Note2 (os dois últimos da Samsung), mas em breve será estendido aos tablets e aos aparelhos HTC One e Galaxy S4. Ao abrir o aplicativo-padrão do Facebook instalado em um desses modelos, o usuário encontrará um anúncio convidando-o para o Home. Ele terá a possibilidade então de usá-lo apenas uma única vez para testá-lo ou realizar a instalação direta.

Celular com a tela inicial instalada é mostrado pelo diretor da HTCEm evidência
A grande novidade do Facebook, na opinião de Marcelo Ramos, CTO na Kinetics Mobile, é o desenvolvimento de um launcher, um tipo de aplicativo específico do Android ;responsável por chamar outros aplicativos;. Normalmente, é conhecido entre aqueles que gostam de personalizar o celular, mudando a interface das telas iniciais que contém ícones, wallpapers, atalhos e widgets. Todas essas configurações podem ser personalizadas com os launchers, que são pequenos softwares baseados na estrutura open-source do sistema Google. ;Tem launcher para o Android que imita a interface do iPhone, por exemplo. O do Facebook também vai servir para chamar outros aplicativos, mas a tela principal é preparada para rodar a rede social. Como o launcher é a porta do aparelho, o Facebook consegue, com isso, evidenciar o programa;, acrescenta Ramos.

O ícone principal do Home aparece no canto inferior da tela e resume-se à foto do perfil que o dono do celular mantém no Facebook. É ali que o usuário precisa teclar para abrir aplicativos do telefone ou ler mensagens. Quando recebe um recado direto, a foto do remetente aparece no canto superior direito da tela, mesmo que o usuário esteja usando outra função do telefone no momento. Para responder, basta tocar na foto do amigo e iniciar o chat.

Para o CTO na Kinetics Mobile, o aplicativo faz sentido para quem usa muito o Facebook a partir do celular, pois facilita ainda mais a interação com a rede. E esse número não é pequeno, conforme os dados da própria rede social: mais da metade de seus usuários acessam o site dos celulares. Além disso, as pessoas costumam gastar 20% de seu tempo nos smartphones na invenção de Zuckerberg.

;Para o Facebook, o Home é interessante porque mantém o usuário na rede. A grande mudança de paradigma deles é conseguir replicar o sucesso na web no mundo mobile, muito mais difícil de monetizar, ou seja, de fazer dinheiro;, avalia Ramos. Ele acredita que, na hora em que virar a tela principal dos celulares, a rede terá mais facilidade de inserir propagandas que se reverterão em lucro. Segundo a empresa de pesquisas eMarketer, os gastos no mercado de publicidade móvel nos Estados Unidos cresceu 178% no ano passado, somando US$ 4,11 bilhões, uma cifra que representou o triplo do ano anterior.

O Facebook customizou o Home para smartphones que usam a plataforma Android porque o sistema operacional disponibilizado gratuitamente pelo Google pode ser abertamente adaptado por desenvolvedores de hardware, ao contrário do estrito controle que a Apple mantém sobre os aplicativos do iPhone. Apesar de restrito a um único sistema operacional, Zuckerberg foi cuidadoso ao não fazer desafios abertos aos concorrentes. ;Temos um ótimo relacionamento com a Apple;, disse. ;Nós nos comprometemos a fazer o nosso melhor em cada plataforma;, emendou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação