Ensino_EducacaoBasica

Tem até jogo

A nova versão do console de games da Microsoft, o Xbox One, busca ser um verdadeiro centro multimídia caseiro, que permite acessar a internet, ligar a televisão e ouvir música a partir de um só equipamento

Roberta Machado
postado em 22/05/2013 18:00


O console será vendido com um Kinect de série mais potente e um controle sem fio com resposta de movimento (Nick Adams/Reuters)
O console será vendido com um Kinect de série mais potente e um controle sem fio com resposta de movimento

Foi-se o tempo em que videogames serviam apenas para brincar. Ao apresentar seu novo console, o Xbox One, a Microsoft transformou o aparelho em um verdadeiro centro de entretenimento familiar, que une televisão, internet, música e jogos em um único equipamento. Essa é a terceira plataforma da multinacional, que desde o começo apostou nos gráficos realistas e conseguiu se consolidar com o lançamento do sensor de movimentos Kinect, há três anos. Agora, contudo, o foco no aspecto multimídia é tão grande que os games parecem até ter ficado em segundo plano.

Na tarde de ontem, a empresa fundada por Bill Gates reuniu jornalistas e blogueiros em um pequeno auditório na sede de Redmond, em Washington. A companhia marcou pontos contra a Sony ao mostrar de cara o console e os acessórios, que ainda não têm data nem preço de lançamento definidos. O novo aparelho é grande e tem um design simples e quadradão. Ele será vendido com um Kinect mais potente de série, além de um controle sem fio que vem com bateria integrada e resposta de movimento no controle analógico.

O sensor de movimentos foi aperfeiçoado para detectar com mais precisão a força,
o equilíbrio e a profundidade do jogador. Com uma capacidade de 30 frames por segundo, o sistema tem uma câmera de 1080p em alta definição. Ele funciona em ambientes escuros, detecta o simples girar de um pulso e pode até mesmo monitorar batimentos cardíacos. ;Isso é coisa no nível de ciência de foguetes;, resumiu Marc Whitten, gerente-geral da Xbox.

O microfone também foi aperfeiçoado para a introdução de uma série de comandos de voz, que prometem aposentar de vez o controle remoto. Yusuf Mehdi, vice-presidente da área de entretenimento da Microsoft, demonstrou para o público como o Xbox Live responde às ordens e gestos universais. ;Xbox, on;, ordenou Mehdi, para ligar o aparelho. Depois, trocou de canal e acessou o guia da televisão, abriu a internet, conversou pelo Skype com um amigo, viu o novo filme do Star Trek e acessou seu último jogo salvo ; tudo com comandos de voz.

Para retornar à tela Home, ele fechou as mãos e as uniu, num gesto teatral digno dos aparelhos de Tony Stark, o Homem de Ferro. ;Esse é o começo da nova era de games e entretenimento. Esse é o começo da verdadeira tevê inteligente;, afirmou Mehdi.

Toda essa variedade de conteúdo parece ainda mais avassaladora no Snap Mode, opção que coloca mais de uma mídia aberta ao mesmo tempo, num modelo que lembra o visual do Windows 8. Toda vez que é aberta, a tela preserva as últimas atividades usadas pelo jogador e ainda oferece opções no menu Trendy, em que são mostrados os conteúdos mais acessados por amigos e outras pessoas cadastradas no Xbox. Os aplicativos ainda podem ser controlados pelo sistema SmartGlass, que já integrava tablets e a tevê no modelo anterior, o Xbox 360.

Entretenimento


"Isso (a tecnologia empregada) é coisa do nível de ciência de foguetes" Marc Whitten, gerente-geral da Xbox
O sistema reconhece o usuário automaticamente e detecta os movimentos do controle, abrindo um novo leque de possibilidade para a interação entre jogo e usuário. ;Empresas podem usar a criatividade para fazer jogos legais com isso, mas a Microsoft deixou claro que não é esse o foco;, observa Fabio Vinicius Binder, coordenador dos cursos de jogos digitais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Para o especialista, o foco do Xbox no entretenimento multimídia familiar não é um desvio inesperado. ;O Xbox começou como uma promessa de ser videogame para gamers, mas no meio do caminho mudou para uma experiência de entretenimento. Agora, continua essa tendência, de que o Xbox seja mais do que um game;, avalia Fabio.

Entre os jogadores, a reação geral foi mesmo de que os jogos ficaram em segundo plano. A empresa parece ter se limitado a esticar as intermináveis franquias de jogos de esportes, corrida e tiros em primeira pessoa, que ainda não mostraram como vão usar o potente novo Kinect. ;Mostraram os jogos de sempre. Mais Call of duty, mais Fifa, mais Madden;, reclamou Leonardo Prunk, programador da empresa de jogos brasiliense Behold Studios. ;Como uma empresa indie, sempre sentimos falta de falarem dos independentes, sempre falam de grandes empresas. É um gráfico realista, mas é o mesmo jogo. É o que vende;, lamentou Prunk.

Os gráficos hiper-realistas vão ficar por conta de um sistema robusto com 8GB de memória RAM, processador de oito núcleos e um HD de 500GB. Os jogos e o sistema Xbox Live vão funcionar com uma junção de três programas operacionais: o próprio modelo do Xbox, o Windows e um terceiro, que fará os dois trabalharem juntos. A empresa também confirmou a expectativa de uma nova função para gravar os jogos, além da mudança para a mídia Blu-Ray, tecnologia que se popularizou mais do que o superado HD DVD.

Fora do evento, a Microsoft Xbox Live revelou à midia norte-americana que o console não terá compatibilidade com os jogos das gerações anteriores do Xbox. Isso significa que os jogadores que quiserem continuar jogando as versões antigas de Fifa e Halo, por exemplo, terão de manter o velho Xbox 360 conectado à televisão. O mesmo aconteceu com o PlayStation 4, que mudou a arquitetura para a nova geração. No entanto, a Sony prometeu que a plataforma vai permitir o jogo de títulos antigos no futuro, por meio da nuvem.


Mistério
O PlayStation 4 foi revelado ao público em fevereiro, mas pouco do videogame foi realmente visto pelo público na ocasião. A apresentação decepcionou ao não mostrar o console e apenas adiantar algumas das especificações técnicas. Na última segunda-feira, a Sony publicou um teaser-vídeo com imagens desfocadas e detalhes que pouco dizem sobre o aparelho. O PS4 deve ter um processador com arquitetura x86, 8Gb de memória RAM e um HD interno, além de um modelo mais moderno de controle, o Dualshock

Games, séries e Steven Spielberg

Spielberg em vídeo apresentado no evento: a série assinada pelo diretor será baseada no game Halo (Nick Adams/Reuters)
Spielberg em vídeo apresentado no evento: a série assinada pelo diretor será baseada no game Halo

Os títulos revelados na apresentação do Xbox One apostam mais uma vez na riqueza de gráficos e na dinâmica realista que já se tornaram os maiores trunfos do console. A grande novidade parece ser a introdução dos jogos intermídia, que misturam séries de tevê com os games. O trailer do exclusivo Quantum break deixou o público curioso, por intercalar cenas interpretadas por atores reais com momentos interativos que influenciam a história. Outra estratégia que procura fazer do Xbox um centro único de entretenimento é uma série de tevê baseada no jogo Halo, que será assinada por Steven Spielberg. O diretor participou do evento ontem em Washington por meio de um vídeo, no qual descreveu o universo do game como ;uma oportunidade incrível para produzir algo realmente avassalador;.

A Microsoft fez apresentações bastante limitadas sobre o que esperar para o Xbox
One, pois a maior parte das informações sobre os novos games será divulgada apenas em junho, quando ocorre a E3, a maior feira de videogames do mundo, em Los Angeles. Somente lá, a companhia deve mostrar com detalhes a jogabilidade dos títulos. Mas a empresa já mostrou que continua a investir nos títulos autorais, com 15 jogos exclusivos programados para chegar ao mercado até o fim do ano ; incluindo oito novas franquias.

O já aguardado Call of duty: Ghosts foi confirmado para o novo console. A sequência do jogo de primeira pessoa coloca o jogador no papel de um soldado que luta na selva, em construções urbanas e até mesmo em um ambiente submarino. O game promete gráficos impressionantes, mira mais precisa e uma resolução de 60 quadros por segundo, num pacote que deve aproveitar toda a capacidade do novo console. A novidade que rendeu mais comentários, no entanto, foi a apresentação de um cachorro que acompanha o herói nas missões. O título tem previsão de lançamento para 5 de novembro nos Estados Unidos, e também será lançado para a plataforma PlayStation 4.

Atletas
A parceria com a EA Games deve dar continuidade a títulos esportivos de sucesso, com as sequências Fifa 14, Madden NFL 25 e NBA Live 14. A empresa também entrou de cabeça no lucrativo filão do MMA com o EA Sports UFC. O vice-presidente da desenvolvedora, Andrew Wilson, ressaltou que as continuações das franquias foram melhoradas com quatro vezes mais cálculos por segundo e mais detalhes na animação, o que deve resultar numa experiência de jogo mais dinâmica e imersiva. Todos os títulos devem chegar ao mercado no próximo ano e terão conteúdo exclusivo para a plataforma da Microsoft. O lançamento do console também deve ser acompanhado pelo jogo de corrida Forza Motorsport 5. (RM)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação