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O preço da inspiração

Para manter os funcionários engajados, gestores contratam palestrantes de renome. O time de celebridades do mundo corporativo inclui de artistas a ex-presidentes da República

postado em 01/07/2013 10:00

Para manter os funcionários engajados, gestores contratam palestrantes de renome. O time de celebridades do mundo corporativo inclui de artistas a ex-presidentes da República

O que fazem mil empresários e gestores de Brasília trancados numa sala de conferências em plena segunda-feira depois do expediente? Buscam otimizar os lucros em suas empresas por meio da motivação da equipe ; uma tarefa nada simples nem barata, mas que pode ser estratégica. É aí que entra o palestrante motivacional, uma espécie de guru que caiu no gosto do universo corporativo. Eles são tão requisitados que suas sessões de injeção de ânimo chegam a custar R$ 250 mil. Num circuito cada vez maior, há centenas de empresários, professores, escritores, publicitários, atletas, jornalistas, economistas e celebridades que, mais do que oferecer resultados ou qualquer expertise específica, vendem inspiração.

Nomes como o do técnico de vôlei Bernardinho e do executivo popstar Max Gehringer são alguns dos mais procurados pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas. ;As pessoas vão muitas vezes para ver a celebridade, mas acabam descobrindo o grande executivo, o empreendedor, o líder;, revela Afonso Nigro, agente do empresário e apresentador Roberto Justus. Para assistir à sua palestra em uma conferência com bilheteria, os interessados chegam a desembolsar até R$ 300 pelo ingresso. ;O valor dos contratos para eventos fechados não pode ser revelado, mas é muito próximo do cachê pago a um músico, por exemplo;, compara Nigro. Da última vez que esteve em Brasília, Justus atraiu pelo menos 3 mil ouvintes.

;O que as empresas querem é mobilizar o maior número de funcionários para, em pouco tempo, conseguir atrelar gestão e estratégia;, avalia José Paulo Furtado, dono de uma produtora de eventos focados em educação corporativa em Brasília. Assuntos como liderança, espírito de equipe, proatividade, ética no trabalho, persuasão, superação e recapacitação profissional são alguns dos temas mais abordados nesses eventos. Na avaliação do empresário, as palestras podem ser mais eficientes do que uma capacitação formal de longo prazo. ;Às vezes, tudo o que a equipe precisa é ter mais ânimo. Uma frase dita por alguém que vivenciou uma experiência de superação pode ser suficiente para uma empresa melhorar as vendas ou até mesmo resolver problemas entre funcionários;, considera.

Moacyr Bastos reúne empresários de postos de gasolina na cidade para participarem de palestras: renovação para o mundo corporativo

Estrelas do mercado
Outros palestrantes podem ser menos conhecidos do público geral, mas são tratados como verdadeiros astros do rock pelas empresas, que desejam ouvir e colocar seus conselhos em prática. Um dos gurus corporativos da moda é o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro Paulo Storani, que inspirou o personagem Capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite 1 e 2.

Outro exemplo é o filósofo e educador Mario Sérgio Cortella, atualmente o palestrante motivacional mais lembrado. A empresa que o agencia atende cerca de cinco convites diários de organizações de todo o país. Com uma média de 20 palestras por mês entre eventos particulares e abertos ao público, e mesmo trabalhando nos fins de semana, Cortella agora só tem disponibilidade para o fim do ano.

O professor paulista Nailor Marques Jr., 50 anos, conseguiu colocar o nome na calçada da fama do mundo corporativo depois de emplacar em palestras nas quais garante que, para a maioria das pessoas, talento não existe. ;Eu mesmo não tenho nenhum específico, e nunca precisei disso para ser bem-sucedido. O que fiz foi desenvolver certas habilidades para conseguir chegar onde quis;, explica. Para ele, dons extraordinários são exclusivos dos grandes gênios. ;Mas não é porque não sou um deles que não posso me destacar no mercado de trabalho.; Com tanto sucesso, Nailor abandonou há 18 anos a carreira de professor de português para se dedicar exclusivamente a inspirar profissionais dos mais variados setores.

Com conselhos sobre estratégia, recapacitação profissional, marketing pessoal, confiança e autoconhecimento, o palestrante já tem público cativo por todo o país e chega a cobrar R$ 20 mil por evento. Mesmo com o preço considerado elevado, sua agenda está completamente lotada para todo o ano de 2013 desde fevereiro. ;As pessoas vêm até mim e dizem que eu as ajudei a mudar de vida. A palestra motivacional tem a função de pegar o ouvinte pelo lado emocional e ensinar de uma forma fácil o que parece ser muito difícil de ser aplicado no dia a dia.; Nailor acredita que, embora todos tenham algo a dizer de inspirador, nem todo mundo consegue ser um bom palestrante motivacional. ;É preciso dar show, e ter uma boa história pessoal, ou muito conhecimento prático sobre um determinado assunto. Senão as pessoas não se interessam;, revela.

Estratégia empresarial
Já que para convidar um palestrante profissional o investimento não costuma ser barato, o desafio das organizações é fazer a mensagem disseminada no encontro se perpetuar o máximo possível. ;O segredo é escolher o palestrante de forma estratégica e, depois, repensar os conhecimentos compartilhados por ele. O esforço é inútil se a empresa não conseguir adequar o que foi dito no palco para a realidade da organização;, sugere César Freire, diretor de uma das maiores agências do país especializadas em recrutar palestrantes. Segundo ele, é comum gestores quererem convidar um palestrante só pela fama e descobrirem que fizeram a escolha errada. ;Tem muita gente boa no mercado cobrando preços mais modestos, mas que conseguem atingir os mesmos resultados das celebridades;, afirma.

Para o gerente da rede de postos de gasolina da Petrobrás, Moacyr Bastos, 43 anos, assistir a palestras motivacionais pode ser a solução para problemas do dia a dia de uma empresa. ;A experiência é única para cada um, e as lições são inúmeras;, afirma. Desde 2009, o gestor recruta empresários do ramo na cidade para ouvirem o que esses profissionais têm a dizer. Para ele, a maior vantagem é a capacidade que esses eventos têm de renovar a maneira de o executivo lidar com o mundo corporativo. ;Os resultados são inestimáveis. Em geral, as transformações não são muito substanciais. Às vezes, é um funcionário que precisava acreditar mais em si. Outras vezes, é uma forma de gestão que precisava ser modernizada. Mas essas ações, em conjunto, fazem toda a diferença para manter a saúde dos negócios.;


Vende-se entusiasmo
Confira a lista dos palestrantes mais cobiçados

Para manter os funcionários engajados, gestores contratam palestrantes de renome. O time de celebridades do mundo corporativo inclui de artistas a ex-presidentes da República

Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente é um dos mais caros palestrantes em ação. Para convidá-lo, o empresário deverá desembolsar um valor estimado em R$ 230 mil. Entre os temas abordados, estão sua atuação à frente da Presidência, investimentos no Brasil e o atual cenário econômico e político internacional.

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João Carlos Martins
Um dos maiores pianistas do Brasil, o maestro virou ídolo nacional ao ter sua trajetória de superação homenageada por uma escola de samba no carnaval de 2011. A palestra dele conta com uma pequena orquestra e custa em média R$ 50 mil.

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Bernardinho
O técnico da Seleção Masculina de Vôlei é reconhecido por ser um dos maiores símbolos de liderança no Brasil. Formado em economia, o mestre do esporte fala sobre trabalho em equipe, liderança e motivação. É um dos mais difíceis de conseguir agenda. Uma palestra dele custa R$ 53 mil.

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Max Gehringer
O bem-sucedido executivo, com passagens em grandes empresas no Brasil, começou a carreira como office-boy. Hoje, tem programas na TV e no rádio, além de escrever livros com sugestões práticas sobre gestão de negócios. Contratá-lo para uma palestra custa cerca de R$ 35 mil.

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Paulo Storani
O ex-secretário municipal de segurança pública da prefeitura de São Gonçalo (RJ) trocou o enfrentamento de traficantes nas ruas pelo microfone. Para ele, o lema é ;meta dada é meta cumprida;. Para compartilhar a experiência no Batalhão de Operações Especiais (Bope), o palestrante cobra cerca de R$ 25 mil.

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Fernando Fernandes
Ex-participante do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, o modelo ficou tetraplégico após um acidente de carro ocorrido em 2009 e superou a deficiência dedicando-se à paracanoagem. Hoje, cobra R$ 12 mil para contar o que fez para se tornar tricampeão mundial do esporte.

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Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente da República e recém imortalizado pela Academia Brasileira de Letras cobra R$ 200 mil para falar sobre o perfil econômico, social e político do país, além de assuntos como estratégias de combate às drogas. Fluente em quatro idiomas, FHC recebe convites para conferências no mundo todo.

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