Ensino_EducacaoBasica

Monstrengo brasileiro

Descoberto crocodilo que habitou o país há 80 milhões de anos. Com dentes afiados e cara de mau, o réptil foi apelidado de tinhoso pelos especialistas

Isabela de Oliveira
postado em 01/07/2013 18:00


Pesquisador mostra parte do crânio encontrado em uma fazenda do interior paulista
Pesquisador mostra parte do crânio encontrado em uma fazenda do interior paulista



Ilustração mostra como seria a aparência do Gondwanasuchus scabrosus: apesar de não medir mais que 1,3m, o animal era um predador forte e voraz
Ilustração mostra como seria a aparência do Gondwanasuchus scabrosus: apesar de não medir mais que 1,3m, o animal era um predador forte e voraz


Olhos grandes, focinho fino e afiados dentes à mostra. A cara de mau pertence ao tinhoso, um primo pré-histórico dos crocodilos e jacarés descoberto na Bacia Bauru por uma equipe de paleontólogos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O trabalho que encontrou o fóssil do novo integrante da família de crocodiliformes foi divulgado na semana passada pela revista Cretaceous Research. Predador e carniceiro, o Gondwanasuchus scabrosus ; como a espécie foi cientificamente batizada ; viveu há 80 milhões anos na região onde hoje fica o Brasil, mais especificamente os estados de São Paulo e Minas Gerais. Conviveu com dinossauros e outras seis espécies terrestres da família Baurusichidae, à qual pertence.

A descoberta foi feita durante escavações na Fazenda Buriti, localizada no município paulista de General Salgado. Lá, foram achados um crânio e uma mandíbula quase completos e em ótimo estado de conservação. Depois de examinar a aparência do bicho, o professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Thiago Marinho e o pesquisador da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) Fabiano Iori decidiram apelidá-lo de tinhoso. ;Quando o olhamos lateralmente, notamos que os ossos acima das órbitas oculares são inclinados, e isso dá a ele uma cara de mau, de tinhoso. Os dentes são comprimidos e têm serrilhas nas bordas anterior e posterior, como uma faca de cortar carnes. Então, além da cara, ele tinha armas que justificavam o apelido;, conta Marinho.

Naquela época, a área em que o animal viveu era quente e semi-árida. Os pesquisadores descobriram que ele era carnívoro, terrestre e tinha cerca 40kg, chegando a alcançar 1,3m de comprimento. Ele seria um pouco menor do que um cão da raça São Bernardo, que pode alcançar 90kg. No entanto, o que ele não tinha em tamanho, tinha em adaptações que o tornava um predador agressivo. ;O focinho era mais alto do que largo, típico de animais terrestres. Isso o permitia arrancar pedaços das presas pelas mordidas. Também possuía membros alongados e posicionados de forma mais vertical, ao contrário dos jacarés, que têm membros posicionados lateralmente. Essa posição dos braços e das pernas fazia com que ele se locomovesse com mais agilidade em terra;, diz Marinho.

Os dentes do G. scabrosus, comprimidos lateralmente, se assemelhavam aos de alguns dinossauros carnívoros. Eles também possuíam de cinco a seis sulcos profundos, que deviam aumentar a resistência às quebras, característica considerada pelos autores como única. ;Ele não se parecia muito nem com um jacaré nem com um crocodilo, pois o crânio dele era alto, enquanto o dos jacarés e dos crocodilos é baixo e largo. Ele não era um predador aquático. A narina era lateral e anterior ao crânio, o que, mais uma vez, indica hábitos terrestres;, esclarece. Possivelmente, caçava animais menores, mas também era oportunista. ;Se encontrasse uma carcaça, provavelmente, ele se alimentaria dela. Essa é uma refeição econômica, que não precisaria gastar energia para caçar;, indica o autor da descoberta. Segundo ele, a espécie se assemelhava ao dragão-de-komodo, lagarto que também tem focinho oreinirostral e caça atacando as presas com mordidas dilacerantes.

Compreensão da história
Ricardo Pinto, professor de paleontologia da Universidade de Brasília (UnB) que não participou da descoberta, explica que o tinhoso não era um dinossauro. ;Ele é do grupo dos crocodilos, que é pouco diversificado e não conta com muitos sobreviventes. No passado, as espécies terrestres desse grupo tiveram mais sucesso;, diz. Para ele, a descoberta é uma ferramenta para ajudar os pesquisadores a reconstruirem cenários do passado e, assim, compreender a história da vida na Terra. Marinho concorda. Uma das conclusões da descoberta é que a área onde a espécie foi encontrada possuía diversas espécies de crocodilos, mas poucas de dinossauros carnívoros.

;Isso é algo curioso. É possível que os crocodilos fossem mais facilmente preservados pelos processos de fossilização nessa região e que fossem muito mais abundantes do que os dinossauros carnívoros também. Mas a diversidade de formas e de hábitos desses crocodilos tem nos surpreendido. Eles ocupavam diversos nichos ecológicos distintos. O G. scabrosus tinha visão tridimensional que devia ajudá-lo a avaliar muito bem distâncias para efetuar ataques precisos. Esse tipo de visão é similar à de alguns dinossauros carnívoros. Essas evidências nos permitem sugerir que a nova espécie poderia ter ocupado o nicho ecológico de dinossauros carnívoros de pequeno porte, muito raros na Bacia Bauru. No Cretáceo, essa era uma terra de crocodilos;, conclui Marinho.

Palavra de especialista

No tempo dos dinossauros
;O G. scabrosus foi contemporâneo dos titanossauros, que inclui alguns dos maiores animais que já caminharam sobre o nosso planeta e cujo peso se aproximava, em alguns casos, a 100t. A descoberta dos fósseis é importante, porque eles permitem que entendamos a história da vida no local. Como algumas espécies fósseis foram localizadas em regiões muito distintas, sabemos que os continentes um dia foram unidos e formaram a Gondwana. Os pequenos fósseis também são usados pelas empresas que querem explorar recursos naturais, como petróleo. Se a Petrobras, por exemplo, quer saber se já chegou às camadas do Período Cretáceo, observa os fósseis nas rochas.;
Ricardo Pinto, professor de paleontologia da Universidade de Brasília (UnB)

Extenso
A Bacia Bauru é uma formação geológica que se distribui pelos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e nordeste do Paraguai. Abrange uma área de 370 mil quilômetros quadrados.

Nome
O nome do gênero Gondwanasuchus é formado pela denominação do antigo supercontinente Gondwana e da palavra suchus (crocodilo, em grego). Já o termo que define a espécie, scabrosus, é o equivalente em latim para tinhoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação