O documento é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. Ao fazer a inscrição, o participante deve selecionar o país e o posto aplicador do exame. O candidato à certificação deve ter no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro.
A prova é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns.
Desempenho ; De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.
O Celpe-Bras conta com 21 no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Venezuela, Argentina, Uruguai, Espanha, Suíça, Polônia, Nigéria, México, Itália, Inglaterra, França, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Alemanha.
A inscrição deve ser feita exclusivamente na na internet.
O , do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sobre a segunda edição deste ano do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de julho último, seção 3, páginas 66 a 68.