Ensino_EducacaoBasica

Insônia lunar

Pesquisa suíça acha evidências de que a Lua Cheia prejudica a qualidade do sono. O tema, contudo, ainda gera controvérsia

postado em 21/08/2013 16:00

A Lua Cheia é cercada de mitos. Além das histórias de lobisomens, há quem diga que as noites de céu mais claro têm o poder de deixar as pessoas enlouquecidas. Crendices à parte, a ciência encontra evidências de que o satélite pode mesmo influenciar o comportamento das pessoas. Um dos estudos mais recentes nesse sentido foi feito na Universidade de Basileia, na Suíça, que constatou alterações no sono de acordo com o calendário lunar.

;Ele causa efeitos mesmo quando a pessoa não ;vê; a Lua e não está ciente da sua fase atual;, diz o pesquisador Christian Cajochen, do Hospital Psiquiátrico da universidade. Os dados da pesquisa, publicados na revista Current Biology, mostram que, perto das noites de Lua Cheia, a atividade cerebral relacionada ao repouso profundo cai 30%. As pessoas, nesses dias, levam cinco minutos a mais para dormir e, em média, dormem 20 minutos a menos do que o usual. ;Os participantes do estudo relataram sentir que o sono ficava pior durante o período e mostraram níveis menores de melatonina;, revela Cajochen.

A ideia para realizar a pesquisa surgiu de forma descontraída, quando membros da equipe estavam em um bar. Sob uma noite clara e a influência de alguns drinques, os cientistas se questionaram se o satélite realmente exerceria influência sobre o sono humano. Decidiram, então, buscar dados sobre o assunto, e encontraram um estudo realizado em 2003. ;Foi pura curiosidade que nos motivou a buscar os dados registrados durante aquela pesquisa;, explica Sylvia Frey, integrante da equipe.

;O estudo tinha o objetivo de entender como as variações do dia mudam as funções cognitivas e regulam o ciclo de atividades diárias do organismo em grupos de jovens e idosos;, explica a doutora Frey. Por esse motivo, os envolvidos não tinham como saber que, um dia, o efeito da Lua sobre o sono seria levado em consideração. Esse fator, que eliminava qualquer possível influência nas respostas dos voluntários, fez com que o grupo decidisse usar os dados colhidos em 2003 para ver se conseguiam relacioná-los com o calendário lunar. ;O objetivo de explorar a influência da Lua nunca foi mencionado aos participantes, técnicos e demais envolvidos no primeiro estudo;, ressalta Christian Cajochen, também participante da nova pesquisa.

Na análise de 2003, 17 pessoas de 20 a 31 anos e 16 com idade entre 57 e 74 tiveram o padrão cerebral analisado enquanto dormiam, Além disso, eram monitorados os níveis de hormônio secretados e o movimento dos olhos durante o sono. Outro dado interessante para o novo estudo é que a primeira pesquisa foi realizada em um laboratório fechado, no qual a influência de luminosidade externa havia sido excluída. Ao revisar os dados e compará-los com a fase da Lua nos dias em que eles foram colhidos, o grupo concluiu que as mudanças na qualidade e no tempo de sono e na produção hormonal eram mesmo significativas.

Hipóteses

Para Christian Cajochen, a influência do ciclo lunar sobre o sono é possivelmente uma herança do passado, quando o satélite pode ter sincronizado os comportamentos humanos. Hoje em dia, imagina, ;a influência da Lua é mascarada pela luz elétrica e outros aspectos da vida moderna;.

A equipe relata que o satélite natural pode, ainda, influenciar o humor e o comportamento humano. De acordo com os pesquisadores, o ser humano pode ser dotado de uma espécie de ;relógio lunar;. ;Um mecanismo bioquímico que sincroniza processos fisiológicos;, diz Sylvia Frey.

Contudo, eles ressaltam que ainda não se sabe por que exatamente isso aconteceria. Tampouco há comprovação da existência desse relógio lunar. Segundo Frey, é preciso que haja mais pesquisas na área para determinar sua localização, seu funcionamento e sua base neural. ;Nossa descoberta vai motivar cientistas a procurarem mais evidências de um relógio biológico lunar em humanos;, acredita Frey.

Contraponto
Apesar do otimismo da pesquisadora da Universidade de Basileia, o assunto ainda é muito controverso para saber o impacto que o estudo realmente terá. Mesmo porque outros estudos apresentam resultados bastante diferentes. Pesquisa realizada por cientistas da Sociedade Austríaca para a Medicina e Pesquisa do Sono, sob coordenação do doutor Gerhardt Kloesch, examinou 391 indivíduos de vários países da Europa e verificou que apenas 8% deles apresentaram problemas para dormir durante a Lua Cheia. E cerca de 25% dos indivíduos disseram, ainda, que a noite de sono foi particularmente boa durante esse período.

;Quando eu lido com pacientes que têm problemas para dormir, muitos dizem que a Lua Cheia atrapalha o sono. Então, até eu estava esperando que houvesse alguma evidência no estudo;, diz Kloesch. Os resultados, porém, não foram tão significativos assim.


Regulação
A melatonina é o hormônio responsável pela regulação do sono. Em um ambiente escuro e calmo, os níveis da substância no organismo aumentam naturalmente, o que gera a vontade de dormir. Com o passar dos anos, menos hormônio é produzido pela glândula pineal, o que pode causar insônia ou sono leve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação