Ensino_EducacaoBasica

Samsung lança o Gear

O novo relógio inteligente da empresa permite a troca de mensagens e a execução de chamadas. O custo é de US$ 299

postado em 05/09/2013 16:00
Anúncio do smartwatch na IFA, feira tecnológica da Alemanha: hardware deve ajudar a alavancar a comercialização do tablet Galaxy Note 3  (John Macdougall/AFP)
Anúncio do smartwatch na IFA, feira tecnológica da Alemanha: hardware deve ajudar a alavancar a comercialização do tablet Galaxy Note 3


Após meses de muita especulação, finalmente, uma empresa de tecnologia apresentou um
relógio inteligente. A Samsung saiu na frente e lançou ontem o Galaxy Gear, durante a feira IFA, em Berlim, na Alemanha. O smartwatch funciona como um acessório para os smartphones líderes de mercado Galaxy, com uma pequena tela que oferece funções básicas como fotos e mensagens instantâneas.

O aparelho tem uma tela de 1,6 polegadas (4,14cm), com tecnologia superAmoled, sensível ao toque, e uma câmera básica, que vai se conectar ao mais recente smartphone Galaxy Note 3 por meio de tecnologia Bluetooth sem fio.

A empresa coreana incluiu ainda alto-falante e microfone, que permitem atender chamadas, e o recurso do S-Voice, por meio do qual se pode controlar o relógio pela voz. O Gear faz ligações, exibe mensagens, grava vídeos e tira fotos enquanto o telefone do usuário fica no bolso ou na bolsa. Serão seis opções de cores.

;É um dispositivo complementar que nos manterá constantemente conectados;, disse o vice-presidente executivo de Marketing da Samsung, Lee Young-hee, em Seul, antes do lançamento do smartwatch na Alemanha. ;O relógio vai aumentar a experiência do usuário com o Galaxy Note 3. E, com isso, pretendemos criar uma nova tendência de estilo de vida, inicialmente com foco em jovens;, completou.

Ao custo de US$ 299, o Gear começa a ser vendido ainda neste mês, ainda sem data certa. O sucesso do mais recente smartwatch da Samsung ; as versões anteriores, em 1999 e 2009, não foram bem ; será medido tanto pela forma como ele influencia nas vendas de smartphones Galaxy como nas do smartwatch em si.

Inovação

A maior fabricante de dispositivos móveis do mundo espera que o Galaxy Gear impulsione o apelo por seus smartphones com o sistema operacional Android. A Samsung luta para manter a supremacia no mercado de telefones de alta tecnologia ; que tem uma saturação muito rápida ; contra a arquirrival Apple, dos Estados Unidos.

O lançamento também sinaliza que a gigante sul-coreana é, em termos de inovação, mais do que uma rápida seguidora da Apple. A companhia norte-americana se prepara para lançar um iPhone na próxima semana, mas, em breve, deve anunciar também algum dispositivo para usar junto do corpo.

Além do Galaxy Gear, a Samsung apresentou na feira alemã o Galaxy Note 3 e o Galaxy Note 10.1. O primeiro tem processador potente, melhorias na parte gráfica e câmera de 13MP, com capacidade para reproduzir vídeos em alta definição. O tablet de 10 polegadas, por sua vez, está mais leve (pesa apenas 535g) e tem um novo processador.

Na ausência de novos produtos da Apple, da Microsoft e do Google na IFA, a Samsung conseguiu atrais as atenções dos aficionados por tecnologia. Depois de dois dias reservados à imprensa, ontem e hoje, o salão IFA, que acontece todos os anos na capital alemã, abrirá seus 145 mil metros quadrados ao público na sexta-feira. A exposição fica aberta até 11 de setembro.

Qualcomm

O mercado de relógios inteligentes também atraiu o interesse da fabricante de chips Qualcomm, que começa a vender o seu primeiro modelo no quarto trimestre. O Toq é um dispositivo de pulso que pode tocar música e permitir telefonemas e troca de mensagens.

A empresa, que domina o mercado mundial de processadores de aplicativos para smartphones e tablets, também apresentou o dispositivo ontem, em San Diego, nos Estados Unidos. O smartwatch da Qualcomm realiza funções básicas, como telefonemas, fotos e mensagens em conjunto com um smartphone. Os executivos da Qualcomm disseram que vão divulgar mais detalhes sobre como comprar um Toq no fim deste mês. O preço ainda não foi divulgado.

Infinity faz Disney reagir

O jogo Infinity, lançado no último dia 18 pela companhia Walt Disney, tem feito sucesso no mercado de tecnologia. Representantes de grandes varejistas relataram que estão repondo o estoque para atender a demanda, um começo encorajador para os planos da gigante de mídia recuperar os resultados da divisão deficitária de games. A empresa registrou prejuízo em 14 dos seus 15 trimestres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação