Ensino_EducacaoBasica

Aventura triplicada

GTA V chega às lojas nesta quinta-feira no Brasil e traz muitas novidades, mas sem deixar de lado características que transformaram a franquia em uma das mais rentáveis do mundo dos games

postado em 17/09/2013 16:00
Em GTA V, os personagens se dividem em histórias diferentes, mas que acabam se encontrado no decorrer do jogo: interação (Fotos: Rockstar/Divulgação)
Em GTA V, os personagens se dividem em histórias diferentes, mas que acabam se encontrado no decorrer do jogo: interação

Após quatro edições, a produtora Rockstar lança hoje na América do Norte e na quinta-feira no Brasil o Grand Theft Auto V ; inclusive, pela primeira vez, com legendas em português. A fórmula de sucesso das versões anteriores do game, com a liberdade de mundo aberto, repleto de ação e uma pitada de polêmica, vai ser mantida. Mas uma série de novidades também está por vir.

A começar pelos protagonistas. Dessa vez, serão três os personagens principais: Michael, Franklin e Trevor (veja Os protagonistas), que têm histórias diferentes, mas que se cruzam e se tornam próximas no decorrer do jogo, em que missões devem ser feitas com todos, aproveitando as habilidades específicas, seja pilotar, seja atirar ou até mesmo resistir aos disparos de arma de fogo.

Ao mesmo tempo, cada caracter terá situações próprias, bem como áreas de atuação mais comuns de acordo com o estilo de vida que leva. A escolha de apresentar três protagonistas tem também como objetivo facilitar a exploração do mapa pelo jogador. Afinal, a produtora anunciou que o espaço criado para GTA V é superior a soma de GTA IV, San Andreas e o game de velho-oeste Red dead redemption. Ou seja, um dos maiores mundos livres criados em todos os tempos.


Dessa maneira, quando o jogador não está em uma missão, pode alternar o personagem, saindo de uma parte do mapa direto para outra localidade, sem precisar passar um bom tempo se deslocando pelo território.

Los Santos
A cidade escolhida para a nova aventura é a conhecida Los Santos ; presente na edição San Andreas ;, e que simula a metrópole americana de Los Angeles. Assim como a cidade homenageada, o local é terra de artistas, celebridades e gente rica, que prezam pela vida exclusiva e de sucesso. Mas por trás do glamour, estão gangues, criminosos e golpistas prontos para atacar.

O imenso mapa ainda conta com praias, montanhas, regiões de campo e outros ambientes que possibilitam a prática das mais diversas atividades. É possível participar de trilhas nas florestas, nadar em alto-mar ou mesmo fazer passeios de asa-delta por pura diversão.


Outra novidade é o modo on-line em mundo livre, que poderá ser baixado alguns dias após o lançamento. Nele, será permitido cumprir missões individuais ou se unir a grupos de até 16 amigos nos cenários de Los Santos. O jogador poderá também criar e participar de corridas em diversos ambientes, utilizando carro, moto ou jet-ski. Com as recompensas, é possível adquirir itens diversos para o personagem, como roupas, tatuagens e imóveis.

O mundo on-line será atualizado periodicamente pela produtora e por criações de usuários, dessa forma, como rotas de corrida serão mantidas e poderão ser utilizadas por outros jogadores.

Evolução
Em relação ao jogo tradicional, algumas novidades podem deixar as missões mais complexas e interessantes. Para atingir os objetivos, o jogador deverá planejar as ações, contratando capangas, agindo de forma furtiva ou simplesmente detonando tudo.


A jogabilidade vai evoluir com os demais aspectos da série. No intervalo entre GTA IV e V, a desenvolvedora Rockstar lançou títulos de sucesso como Max Payne 3, L.A Noire e Red dead redemption, que apresentaram mecânicas adaptadas ao mundo de GTA, como checkpoints e tiros em câmera lenta.

Assim, o universo de GTA retorna em grandes proporções, com aumentos quantitativos e, provavelmente, qualitativos em variados pontos. Mas tudo isso sem abandonar aspectos marcantes da saga, como críticas a sociedade norte-americana ou o apelo à violência e aos crimes. O que se espera são novas aventuras, mas as polêmicas devem se manter as mesmas.


ORÇAMENTO

US$ 226 milhões

Valor usado na produção de GTA V, o maior da história dos videogames

3,6
milhões

Quantidade de cópias de GTA IV vendidas em menos de 24 horas após o lançamento

US$ 500 milhões
Número arrecadado por GTA IV na primeira semana de vendas


Plataformas
GTA V será lançado para os consoles Playstation 3 e Xbox 360, sem previsão ainda para outras plataformas. O jogo está em
pré-venda no site da produtora


Cidade fantasma
Se em GTA III você viajar após as colinas de Shoreside Vale, encontrará uma cidade-fantasma. É uma área que foi desenvolvida apenas para ambientar as cenas de introdução do jogo e não estava no plano dos desenvolvedores torná-la acessível aos jogadores.


Remake
Um remake de GTA III foi feito por um fã nos gráficos do Nintendinho original. Em 2010, esse jogo foi lançado com a alcunha Retro city rampage, disponível para PSN, Xbox Live, PC e Wii Ware, e vendeu cerca de 100 mil unidades.


Referência
Ao sul de Ocean Beach, no jogo Vice city, há um prédio branco com teto rosa. Entrando no apartamento 3C, o banheiro faz referência a uma das clássicas cenas do filme Scarface, quando um dos amigos de Tony Montana é preso por traficantes e morto com uma serra elétrica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação