Ensino_EducacaoBasica

É tempo de tecnologia

Ferramentas inovadoras são fundamentais em qualquer organização. Avalie bem: mesmo pequenos investimentos trazem retorno

postado em 30/09/2013 12:29
Héverthon Lúcio, administrador de radiotáxi: tablet e wi-fi nos carros da empresaParece óbvio: inovação tecnológica deixa a empresa competitiva no mercado. Por esse motivo, o empreendedor deve sempre ficar atento às novidades;para se renovar sempre. Saiba que o investimento pode ser bem menor do que se imagina. E há tantas opções e saídas para deixar a empresa mais moderna que a falta de dinheiro não será a desculpa para você deixar de acompanhar essas evoluções. E tenha certeza: a maneira como entendemos as inovações tecnológicas pode afetar, e muito, o sucesso ou fracasso do negócio. Promover mudanças e aquisições para empresa sem atender as necessidades essenciais provavelmente trará efeito negativo. ;Não se pode investir de forma inconsciente. Isso provoca, em muitos casos, um resultado contrário ao esperado; o de reduzir custos e aumentar lucros. Acaba por aumentar os gastos;, alerta Paulo Bernini Filho, gestor de projetos do Instituto Brasília deTecnologia e Inovação (IBTI).

As empresas de táxi Alvorada e Shalom começaram o processo de inovação em dezembro de 2012. Primeiro, avaliaramas ferramentas tecnológicas que usavam. Verificaram que era necessário se modernizar, desenvolvendo aplicativo para smartphones, disponibilizando wi-fi e tablet dentro dos carros. E mudando a central de atendimento. ;Investimos para acompanhar o perfil da cidade. O brasiliense procura por serviços mais modernos, que seguem as tendências do resto do mundo. Também estamos de olho na copa de 2014, que trará turistas à nossa capital;, explica o administrador da empresa Héverthon Lúcio.

Custos reduzidos
SegundoValdir Oliveira, superintendente do Sebrae-DF, o investimento em tecnologia é consequência deumtrabalho de inovação para deixar a empresa mais competitiva. ;Nem sempre o investimento é tão elevado quanto as pessoas pensam. A realidade de cada empresa é diferente. Os investimentos tecnológicos são proporcionais ao tamanho do negócio;, ressalta.

As aplicações mais recentes na empresa foram 80% menor que as realizadas há alguns anos, que não possibilitavam 20% de ferramentas que as novas permitem. Isso porque há muito mais soluções baratas no mercado. ;A quantia é considerada pequena devido às ferramentas disponibilizadas. Houve grande adesão de clientes com o uso do aplicativo para chamar o táxi de maneira recorrente. Os passageiros aprovaram os tablets também. Contam que a corrida ficou mais leve e divertida;, afirma Héverthon Lúcio.

Semdúvidas, conhecer as novidades do mercado aumenta as chances de crescimento. Determinadas tecnologias podem ajudar na comunicação com profissionais de diferentes áreas, dentro do próprio negócio e com os clientes. Não existe um lugar certo ou ideal para o empresário ficar atualizado. O empreendedor encontrará inovações em feiras de negócios, pesquisas nas universidades, seminários e congressos. O importante, antes de tudo, é saber qual a necessidade da adequado.

Consultoria

Para investir na solução tecnológica que mais se encaixa no seu negócio, é essencial procurar consultoria para avaliar as necessidades da empresa. O Sebrae, por exemplo, oferece o projeto Agente Local de Inovação (Ali). Um profissional visita a empresa e realiza uma avaliação das principais demandas. Como diagnóstico em mãos, o empresário saberá qual o melhor caminho a seguir sem fazer investimentos inadequados em tecnologia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação