Ensino_EducacaoBasica

Exatidão nas oscilações cardíacas

Pesquisador da USP cria programa que usa dados de exames tradicionais, como o eletrocardiograma, para definir a variabilidade cardiocirculatória de pacientes. O software gratuito ajuda na prevenção de infartos e em outras complicações médicas

postado em 13/12/2013 16:00

O risco de ter um infarto ou outras complicações cardíacas que demandam cuidados médicos imediatos preocupa médicos e pacientes. Uma medida importante para a prevenção desses problemas é o monitoramento da pressão arterial e da variabilidade circulatória. Pensando em simplificar e atualizar esse processo médico, um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um programa de computador que realiza essas análises de forma mais exata e rápida do que outros aparelhos disponíveis. O software, batizado de CardioSeries, é disponibilizado gratuitamente na internet e pode ser usado em hospitais e laboratórios médicos.

Daniel Penteado Martins Dias, pós-doutorando do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é o criador da ferramenta. Ele explica que o programa surgiu durante pesquisas no Laboratório de Fisiologia da faculdade. ;Depois que fiz meu mestrado em fisiologia cardiovascular, vi que a quantidade de dados para analisar no dia a dia era enorme. Pensei em uma forma de simplificar isso e que me ajudasse a ter resultados mais confiáveis e rápidos;, explica.

Ao receber dados sobre a variabilidade cardíaca, o CardioSeries consegue calcular a média de batimentos cardíacos de um paciente. Essas informações que permitem o resultado são oriundas de exames tradicionais, como o eletrocardiograma. ;Ao inserir esse número inicial, o programa utiliza um algoritmo que identifica e quantifica uma série de valores de pressão arterial e frequência cardíaca;, explica.

Segundo Dias, o sistema cardiovascular tem alguns mecanismos de controle que atuam, momento a momento, monitorando os níveis de pressão arterial e promovendo alterações na frequência cardíaca. O estudo da variabilidade cardiocirculatória permite a avaliação precisa desse controle. ;Esses níveis são aquelas ondas que aparecem em monitores cardíacos. O CardioSeries faz o cálculo com essa base, só que de forma mais rápida e com mais exatidão, já que ele não é influenciado pelas flutuações, que são interferências que podem aparecer nesse monitoramento e provocar ruídos nos resultados.;

Outra vantagem é a possibilidade de monitorar distintas situações do paciente. ;Podemos saber a variabilidade de quando alguém está em repouso ou realiza exercícios físicos, como uma corrida. Ao ter dados diferentes, é possível comparar e ter um parâmetro muito maior da situação cardíaca;, destaca.

Cautela
Cardiologista do laboratório Pasteur, Rafael Munerato avalia que o CardioSeries realiza uma tarefa importante para o monitoramento cardiovascular, mas ele acredita que o software deve ser usado de forma cuidadosa. ;Ele deve ser usado por quem tem conhecimento na área, temos que ter cuidado para que pessoas leigas não interpretem os dados de forma errônea e se atrapalhem com os resultados;, alerta.

Munerato explica que as variações cardíacas são responsáveis, por exemplo, por manter a pressão arterial, condição necessária para o bom funcionamento do órgão. ;Ele atua como um relógio. Por isso, precisa de um monitoramento, principalmente quando a pessoa já tem problemas cardiológicos;, complementa.

Edison Migowski, cardiologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também acredita que são necessários mais estudos a fim de comprovar a eficácia do CardioSeries. ;O que foi chamado de variabilidade cardiocirculatória seria um conjunto de medidas que levam em conta as oscilações fisiológicas (naturais) da pressão arterial e a frequência cardíaca. Assim, é definida a integridade do sistema cardiovascular. Entretanto, a aplicação dessa ferramenta ainda carece de estudos que permitam o uso clínico dela.;

Atualizações frequentes
Ajustes no CardioSeries são feitos regularmente, segundo o criador da ferramenta, Daniel Penteado Martins Dias, pós-doutorando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP. ;Vou aperfeiçoando frequentemente, uso, inclusive, sugestões de pessoas que já baixaram e me dão um retorno com o que as auxiliaria ainda mais;, conta. Os usuários fazem um cadastrado no site do programa. Há mais de 200 pessoas registradas, tanto do Brasil quanto no exterior, além de trabalhos científicos que utilizaram a ferramenta como base para estudos.

;Acredito que o CardioSeries pode ajudar as pessoas que sofrem com problemas cardíacos e as instituições que precisam realizar esse monitoramento e, dessa forma, prevenir possíveis complicações médicas geradas por problemas no coração;, avalia Dias. A disponibilização do programa foi, inclusive, resultado de pedidos recorrentes de outros pesquisadores. ;Eles me pediam o programa porque viam que dava resultados mais rápidos e queriam agilizar suas pesquisas também. Quando percebi que estava se popularizando, comecei a pensar em atualizações.;

Cardiologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edison Migowski reconhece a importância da ferramenta para os profissionais da área. ;Sem dúvida, o desenvolvimento de um programa brasileiro sem custo servirá de auxílio a pesquisas, ajudando a compreensão dos mecanismos patológicos importantes, como acontece, por exemplo, no desenvolvimento de algumas arritmias potencialmente fatais.; (VS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação