Ensino_EducacaoBasica

Podcast dá nova motivação a aulas de sociologia em Rondônia

postado em 28/01/2014 11:57

Disposto a atrair o interesse dos alunos pelas aulas de sociologia, o professor Roniel Sampaio Silva desenvolveu, com eles, uma atividade considerada então diferente e inovadora. Surgiu assim o projeto Podcast ; Café com Sociologia como Recurso Didático para (re) Encantar Educandos no Processo Ensino-Aprendizagem. O trabalho, com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, câmpus de Ariquemes, foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação.

Arquivo de áudio, cujo armazenamento é feito na internet e pode ser baixado no computador, tablet ou celular, de forma automática, a cada nova edição, o podcast pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar.

Aplicado desde março de 2013, como atividade de ensino, o Podcast Café com Sociologia era transmitido na sala de aula. Os programas, com duração aproximada de 20 minutos, continham conceitos, temas e categorias da sociologia, intercalados com músicas e poemas, de forma descontraída. A novidade obteve sucesso imediato entre os estudantes. ;O entusiasmo foi tanto que alguns alunos quiseram desenvolver seus próprios podcasts, e pediram ajuda para isso;, revela Roniel.

Um dos principais resultados foi a redução da rejeição a ;ouvir falar de sociologia;. De acordo com o professor, houve mais motivação dos estudantes em relação às aulas e melhor rendimento escolar na disciplina. Foi constatado também o aumento no interesse pelos assuntos da ;agenda da sociologia;.

A iniciativa do projeto surgiu fora da escola, a partir da parceria que Roniel desenvolve, desde 2012, com Cristiano Bodart, criador do blogue e editor-chefe da . Eles participam da construção do roteiro dos podcasts. Enquanto a narração é feita por Cristiano, a montagem e a edição dos programas cabem a Roniel. ;Realizada a montagem, o arquivo é salvo em formato mp3 e posto à disposição no blogue, em outros sites específicos para podcasts, como o , e no ;, explica Roniel. Isso permite que os telefones celulares dos alunos e de outros professores, previamente cadastrados, baixem automaticamente o novo programa.

;Queremos multiplicar nossas ideias, dar uma dimensão cada vez maior aos nossos trabalhos;, adianta Roniel. Professor há pouco mais de um ano, com bacharelado e licenciatura em ciências sociais, e aluno de mestrado em educação na Universidade Federal de Rondônia (Unir), ele comemora a premiação recebida. ;É muito bom ter o trabalho reconhecido;, destaca. O projeto foi incluído entre os cinco premiados na categoria Temas Específicos, subcategoria Educação Digital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação