Ensino_EducacaoBasica

Parceria Sebrae-UnB renovada

Luís Afonso Bermúdez, decano de Administração da UnB, assume vice-presidência no Sebrae-DF

postado em 04/02/2014 17:47
Luís Afonso Bermúdez, decano de Administração da UnB, assume vice-presidência no Sebrae-DFCom uma carreira na área de telecomunicações, o decano de Administração da UnB, professor Luís Afonso Bermúdez, conta que a universidade continua a trabalhar em parceria com o Sebrae na promoção de novos negócios.

Bermúdez, que já esteve à frente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) por mais de duas décadas, foi nomeado recentemente vice-presidente do Sebrae-DF após um breve período como presidente interino. A atual gestão vai até dezembro deste ano, e dela participam, além de órgãos do governo e empresários, entidades autônomas como a UnB.

;Muitas vezes, a tecnologia já existe dentro dos centros de pesquisa e está pronta para ser aplicada no desenvolvimento de produtos e serviços em demanda no mercado;, conta o decano. Ele cita dois casos interessantes, ambos no setor alimentício, em que o microempresário foi ao Sebrae em busca de solução para seus negócios e pôde contar com a ajuda da Universidade de Brasília.

Um deles precisava resolver um problema de durabilidade do produto, que estragava com facilidade. ;O departamento de nutrição já tinha o conhecimento arquivado e bastou usá-lo para aumentar o prazo de validade do alimento;, conta.

Outro queria ajuda para solucionar um problema ergonômico que afetava diretamente a saúde dos trabalhadores. ;Em parceria com o departamento de desenho industrial, conseguiram criar uma nova tesoura para corte do frango, acabando com este transtorno;, lembra.

Bermúdez destaca a importância de continuar investindo nessa parceria empreendedora. Afinal, ciência e tecnologia podem ser usadas para movimentar a economia. Cria empregos, melhora serviços em geral e gera novos produtos e patentes.

A UnB já oferece disciplinas para fomentar o empreendedorismo em 12 cursos de graduação e pós-graduação. Também conta com uma incubadora de empresas, que presta toda a assessoria necessária aos alunos que desejem colocar suas ideias no mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação