Ensino_EducacaoBasica

Cidades mais inteligentes

A tecnologia é insuficiente para resolver problemas urbanos? Não. O desafio é saber como usar as diversas ferramentas disponíveis para melhorar a vida nas metrópoles

postado em 26/03/2014 14:00
Apesar do conceito de cidade inteligente existir há mais de uma década, o tema nunca foi tão atual. Prova disso são os constantes debates promovidos sobre o tema. No início deste ano, a Mobile World Congress, maior feira de dispositivos móveis do mundo, teve como um dos principais assuntos abordados as soluções que o acesso a tecnologia trazem para a vida urbana. Até mesmo o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, ressaltou a importância que instrumentos como a internet e os aparelhos móveis tem para o desenvolvimento das sociedades.

De fato, o tema é importante porque as cidades, principalmente em países em desenvolvimento, devem crescer de forma acelerada nos próximos anos. Para se ter uma noção, entre 1995 e 2005, a população das cidades nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento aumentou, em média, em 1,2 milhão por semana, segundo estudos do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UNU-Habitat). A mesma instituição prevê que a população urbana desses países vai mais que dobrar até a metade do século: de 2,5 bilhões em 2010 para 5,3 bilhões em 2050.

Assim, os desafios para manter a qualidade de vida dos habitantes devem seguir a mesma proporção do crescimento populacional dessas áreas.

Nessa situação, a tecnologia se mostra grande aliada para promover mudanças. O diretor de desenvolvimento Nelson Souza, da empresa especializada em soluções tecnológicas eWave, comenta que os sistemas inteligentes podem auxiliar na integração e organização dos recursos, otimizando seu uso. ;Áreas como água, luz, segurança pública, entre outros podem ser amplamente melhorados com projetos inteligentes;, avalia.

Antônio Carlos Dias, diretor de cidades inteligentes da IBM, crê que a dificuldade está em usar com inteligência as tecnologias existentes. ;Antigamente muitos projetos não eram colocados em prática porque não havia ferramentas para os casos. Hoje em dia, já dispomos de muitos avanços tecnológicos capazes de solucionar problemas das cidades. O que falta é organizar como eles podem ser usados;.

Dessa forma, muitas metrópoles já contam com a implementação de projetos baseados no uso da tecnologia para resolver algumas demandas. Confira alguns setores e as soluções adotadas.


Pequenas mudanças

A referência a cidades inteligentes remete a enormes projetos tecnológicos. Mas pequenas invenções também podem ajudar a modificar o meio urbano. Aplicativos como o Colab, por exemplo, podem fazer a diferença. Para quem não conhece, o app, disponível para Android e iOS, permite ao usuário identificar problemas como buracos nas ruas, locais com alto índice de violência etc e apontá-los em um mapa. As reclamações então são passadas diretamente para os órgãos responsáveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação