Ensino_EducacaoBasica

PM e Detran preparam ação preventiva no Darcy Ribeiro

Operação terá início nesta segunda-feira (31) e tem como objetivo diminuir os índices de furto e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos.

postado em 28/03/2014 19:26

A Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retomam, nesta segunda-feira (31), a ação preventiva iniciada em outubro do ano passado no campus Darcy Ribeiro. A operação, que irá acontecer nos estacionamentos públicos e nas vias de acesso à universidade, tem como objetivo diminuir os índices de furto em veículos e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos.

A iniciativa atende à solicitação da administração da UnB que, no dia 13 de março, esteve reunida com o secretário de Segurança do Governo do Distrito Federal, e representa uma continuação da Operação Ethos, realizada em outubro, após audiência pública sobre segurança no campus.
Agente do Detran durante operação Ethos realizada em outubro do ano passado
O major André Luiz, subcomandante do 3; Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área na qual a universidade está inserida, informa que a medida tem caráter educativo, visa diminuir o número de ocorrências e deve durar um mês.

;Há um alto índice de furtos de pertences dentro dos veículos. Muitas pessoas deixam os carros abertos ou permanecem no interior deles sem a devida atenção. Precisamos conscientizar a comunidade acadêmica sobre isso;, explica André Luiz.

De acordo com o subcomandante, a partir de segunda-feira, serão destacados 38 policiais e 16 viaturas, que atuarão em três turnos, das 7h às 23h, em pontos estratégicos da universidade.

Para o chefe de segurança da UnB, José Barbosa Guedes, a ação é importante para melhorar o trânsito e o uso dos estacionamentos públicos. ;É preciso lembrar aos usuários dos estacionamentos que as regras de trânsito são as mesmas, dentro ou fora da UnB. Temos muitos casos de estacionamento irregular, em vagas para deficientes e em locais reservados para ambulâncias, por exemplo;, cita.

Guedes diz ainda que a operação vai reforçar o alerta à comunidade acadêmica para os cuidados com segurança, principalmente ao entrar e sair do carro e em relação aos objetos deixados nos veículos.

Dicas de segurança

Ao entrar e sair do carro, fique atento à presença de pessoas estranhas nas imediações;
Evite deixar objetos que chamem atenção dentro dos veículos;
Ao estacionar, certifique-se de que fechou o carro corretamente;
Evite permanecer no interior do veículo;
Procure andar em grupo e evite lugares isolados ou pouco iluminados, principalmente à noite.

ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS

Conforme o setor de segurança da UnB e a Polícia Militar, as áreas mais vulneráveis do campus Darcy Ribeiro são o ICC Norte e Sul, a Faculdade de Educação, a Biblioteca Central e os Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon.
Operação terá início nesta segunda-feira (31) e tem como objetivo diminuir os índices de furto e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos.
Em 2013, foram registradas 1.027 ocorrências no campus Darcy Ribeiro, segundo dados da Secretaria de Segurança. A maioria dos casos diz respeito a furtos diversos e a furtos de objetos dentro de veículos.

Embora a situação demande atenção especial da segurança e das pessoas que transitam na universidade, os números dos dois primeiros meses de 2014 apontam para uma redução de 53% em relação a furtos diversos e de 25% em relação a furtos em veículos na UnB.

CENTRO COMUNITÁRIO
Durante o período de solenidades de colação de grau, que segue até 8 de maio, a UnB solicitou à PM reforço para policiar o estacionamento do Centro Comunitário. As cerimônias de colação de grau começam às 20h.

SERVIÇO

Em caso de emergência, entre em contato com a Segurança do campus Darcy Ribeiro:
Plantão 24h: 3107-6222
Polícia Militar posto UnB: 3307-2870
Emergência Médica: 3307-2110
Plantão Elétrico: 3107-3333

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação