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Tecnologia no sangue

Tiago Amorim faz parte de uma geração que nasceu plugada em aparelhos como computadores, tablets e smartphones. E tudo o mais de novo que aparecer no mercado. Com apenas 13 anos, o menino tem até um blog onde tira dúvidas de internautas

Luiz Calcagno
postado em 30/03/2014 12:38
O menino de 13 anos mostra a última aquisição, um óculos que permite o acesso à internet
O menino de 13 anos mostra a última aquisição, um óculos que permite o acesso à internet


Crescer, aprender e explorar o mundo se mistura com a descoberta da tecnologia e da informática para Tiago Amorim. Desde os 6 anos, ele decifra a linguagem digital. Agora, aos 13, ele é dono de um blog sobre inovações na área de computadores, celulares e tablets. O bom desempenho do garoto no assunto não se resume a isso. Ele também é desenvolvedor das gigantes multinacionais Apple e Google. Empresas como essas têm o hábito de liberar os produtos com exclusividade para pessoas no mundo inteiro. Para estar entre esses ;testadores;, o cliente precisa ter criado aplicativos com padrão de qualidade, experiência na criação de programas e até tempo de experiência como gerador de conteúdos. Tiago cumpriu várias dessas requisitos ainda no 9; ano do ensino fundamental. O combustível para o feito, segundo ele, é o amor por resolver problemas, responder perguntas e testar os próprios limites. ;Cada vez que descubro algo novo, conto para os meus amigos e para a minha família, tiro as dúvidas das pessoas e também as minhas. Eu quero encontrar o meu limite;, afirma.

No quarto, o garoto tem bonecos do inventor e diretor executivo da Apple, Steve Jobs, e alguns caminhões de Lego com princípios mecânicos. A paixão de Tiago pela área começou em 2006, quando ele teve o primeiro contato com um computador. Usava a máquina para desenhar e gostava de pesquisar as imagens do sistema, mas sentia que faltava alguma coisa. ;Eu jogava as palavras na busca e o computador respondia com uma mensagem para eu me conectar à internet. Eu nem sabia o que era isso. Mas, de tanto procurar e ouvir conversas do meu pai em jantares, descobri;, conta. Feliz com a nova janela para o mundo, ele resolveu mostrar o que sabia para o pai, Fábio Andrade. O resultado da ousadia é que o menino ganhou o direito de navegar na rede mundial de computadores.

A contragosto, a empresária Carla Amorim, mãe de Tiago, concordou com o marido. Foi a abertura para que o menino desse os primeiros passos em um novo mundo. ;Eu fucei muito. Ia pesquisando, tentando entender como as coisas aconteciam, como tudo funcionava. Eu entendia que era uma linguagem lógica, que uma coisa levava a outra, e tentava compreender isso;, relata. Também começaram com brincadeiras. Aos 9, ganhou um celular do pai. ;Eu me escondia e contatava meu pai. Me sentia um espião. Mas, fora isso, não tinha nada para fazer.;

Tiago em sua atividade preferida: em frente a um computador, ele criou o primeiro aplicativo e se envolveu no mundo tecnológico
Tiago em sua atividade preferida: em frente a um computador, ele criou o primeiro aplicativo e se envolveu no mundo tecnológico


O tempo passa
O jovem vê a passagem do tempo diferente. Dois ou três anos parecem muito enquanto ele narra o próprio crescimento no mundo virtual. ;Um pouco depois, quando fiz 10 anos, ganhei o Iphone 3GS. Ele não tinha nada a ver com o (aparelho) que eu tinha antes. Usei meu novo celular para entender ainda mais de tecnologia e internet;. Em uma pizzaria com o pai, Tiago começou a tirar dúvidas sobre o celular. Depois, em uma viagem aos Estados Unidos, o garoto foi a uma loja com um amigo da família que queria comprar um tipo mais moderno do aparelho. Na hora de esclarecer dúvidas sobre o novo sistema operacional do gadget, Tiago deu um banho de conhecimento no funcionário treinado pela empresa.

A essa altura, Tiago tinha a confiança da família e passou a arrumar os computadores de casa. Nessa época, já tirava várias dúvidas de amigos. Em 2010, ganhou um computador modelo Mac. Ele já tinha aprendido a usar o novo sistema e já resolvia problemas nele também. Aprofundou-se no uso e leu livros sobre linguagem de programação. O ano era 2012, e o garoto criou o site www.Tech4Lovers.com.br. Começou a postar notícias sobre novas tecnologias e desenvolveu o primeiro aplicativo para Iphone, que batizou de Tech 4 Lovers. Serve para amigos acessarem o blog do jovem pelo smartphone. Precisou de oito versões para atender aos padrões de qualidade. Demorou quase dois meses para digitar o código para o funcionamento do programa. Na sequência, fez modificações para que o aplicativo também atendesse ao sistema Android e o disponibilizou na empresa para download.

A última de Tiago veio exatamente por causa da dedicação dele. O brasiliense foi o primeiro adolescente da cidade a ganhar o direito de comprar a segunda geração do Google Glass. Em tradução livre, os óculos do Google possuem um pequeno visor à direita e conectam o usuário ao smartphone. Ele atende ligações, mostra e-mails, mensagens, obedece a comandos de voz e movimentos de cabeça e também filma. Desde então, Tiago não conseguiu postar nada no blog. Todos os amigos querem conhecer a novidade. ;Eu atendo o celular por ele. Quando ando de bicicleta, vejo meus e-mails nele;, exemplifica Tiago, com o equipamento no rosto e um sorriso satisfeito.



Iniciativa
Para virar um desenvolvedor, Tiago teve que criar um aplicativo para celular nos padrões de qualidade da empresa e pagar U$100 para disponibilizá-lo para download. No caso do adolescente, ele inventou um produto gratuito, apesar de muitos desenvolvedores e empresas cobrarem pelos programas. Ao disponibilizar uma versão do software para a Android, concorrente da Apple, passou a fornecer seus dados também para o Google.


Geringonça
A tradução literal para o português é ;geringonça;. O termo gadget é usado para se referir a equipamentos tecnológicos como celulares, smartphones, tocadores de MP3 ou tablets, por exemplo. Normalmente, os produtos apresentam design avançado e até incomum, voltado para o uso mais inteligente do objeto.


Idioma
A linguagem de programação pode ser comparada a um idioma como o português ou o inglês, pois tem regras sintáticas ou semânticas. A linguagem de programação é um método que diz ao computador como ele deve proceder. São códigos que geram uma diversidade de efeitos. No caso dos artigos da Apple, por exemplo, a língua utilizada chama-se Object C, criado na década de 1980.


;Cada vez que descubro algo novo, conto para os meus amigos e para minha família, tiro as dúvidas das pessoas e também as minhas. Eu quero encontrar o meu limite;
Tiago Amorim, estudante

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