Ensino_EducacaoBasica

Ações integradas buscam melhorar segurança na UnB

Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Distrito Federal e reitoria unem esforços para coibir violência nos campi. Edital lançado em março prevê contratação de 166 vigilantes

postado em 01/04/2014 19:31
Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Distrito Federal e reitoria unem esforços para coibir violência nos campi. Edital lançado em março prevê contratação de 166 vigilantesA Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retomaram, nesta segunda-feira (31), a ação preventiva iniciada em outubro do ano passado no campus Darcy Ribeiro. A operação, que irá acontecer nos estacionamentos públicos e nas vias de acesso à universidade, tem como objetivo diminuir os índices de furto em veículos e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos.

A iniciativa atende à solicitação da administração da UnB que, no dia 13 de março, esteve reunida com o secretário de Segurança do Governo do Distrito Federal, e representa uma continuação da Operação Ethos, realizada em outubro, após audiência pública sobre segurança no campus.

O major André Luiz, subcomandante do 3; Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área na qual a universidade está inserida, informa que a medida tem caráter educativo, visa diminuir o número de ocorrências e deve durar um mês.

;Há um alto índice de furtos de pertences dentro dos veículos. Muitas pessoas deixam os carros abertos ou permanecem no interior deles sem a devida atenção. Precisamos conscientizar a comunidade acadêmica sobre isso;, explica André Luiz.

De acordo com o subcomandante, a partir de segunda-feira, serão destacados 38 policiais e 16 viaturas, que atuarão em três turnos, das 7h às 23h, em pontos estratégicos da universidade.

Para o chefe de segurança da UnB, José Barbosa Guedes, a ação é importante para melhorar o trânsito e o uso dos estacionamentos públicos. ;É preciso lembrar aos usuários dos estacionamentos que as regras de trânsito são as mesmas, dentro ou fora da UnB. Temos muitos casos de estacionamento irregular, em vagas para deficientes e em locais reservados para ambulâncias, por exemplo;, cita.

Guedes diz ainda que a operação vai reforçar o alerta à comunidade acadêmica para os cuidados com segurança, principalmente ao entrar e sair do carro e em relação aos objetos deixados nos veículos.

MAIS VIGILANTES

Prevendo o fim do atual contrato de terceirização em agosto deste ano, um novo edital para contratação de vigilantes foi lançado no último mês. O documento, que prevê fiscalização do contrato para melhorar a qualidade dos serviços prestados, deve estar disponível para consulta no portal da UnB a partir desta quarta-feira (2).

;Ele está temporariamente suspenso para ajustes, mas isso faz parte do processo licitatório;, justifica o prefeito do campus, Marco Aurélio Gonçalves de Oliveira. ;A previsão é de que o contrato esteja assinado em maio e os vigilantes estejam trabalhando de acordo com as novas exigências em agosto;, completa.

Oliveira destaca duas novidades do edital. Ele cita a inclusão de pontos eletrônicos de controle nos quatro campi com o objetivo de assegurar que as rondas sejam feitas e um modelo de pagamento baseado no cumprimento do serviço.

;Se o trabalho for inteiramente realizado, paga-se cem por cento do valor previsto em contrato;, diz o prefeito. ;É um jeito de garantir que falhas, erros e omissões sejam punidos;, explica. Para isso, uma ficha de avaliação, contendo itens como pontualidade e permanência dos vigilantes nos postos e frequência das rondas, será preenchida todos os meses.

Hoje, na UnB, há 274 vigias. Desses, 108 são servidores concursados e 166 terceirizados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação