Ensino_EducacaoBasica

UnB renova parceria com Senad no combate às drogas

Curso oferecido pela instituição já formou dezenas de profissionais da saúde do DF para atuar no enfrentamento ao uso de drogas

postado em 03/04/2014 18:28
Vitor Maximiano comentou sobre o papel das universidades no trabalho de prevençãoO Centro Regional de Referência em Álcool, Crack e outras Drogas do campus Darcy Ribeiro renovou o termo de cooperação com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça. A parceria, que existe desde 2010, é responsável pela promoção de cursos de capacitação presencial sobre o tema para profissionais que atuam em serviços públicos do Distrito Federal. Agora, uma nova edição deve ser lançada, oferecendo uma ampliação dos serviços.

;A UnB e as universidades brasileiras têm sido parceiras absolutamente estratégicas e importantes para o trabalho de prevenção que tem cada vez mais se ampliado no país;, declarou o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano. O CRR do campus Darcy Ribeiro já formou uma centena de profissionais da saúde, que atuam nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Distrito Federal. Em 2012, foram realizados quatro cursos de capacitação, todos ministrados por professores da UnB.

Com a expansão da parceria com o Senad, profissionais da segurança social (policiais e agentes penitenciários) e do poder judiciário (juízes e promotores) também serão contemplados pelo projeto. ;O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, do Senad, atua em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. E nós, do CRR, atuávamos apenas nos eixos cuidado e prevenção. Faltava incluir esse grupo;, explica o coordenador do CRR, Ileno Izídio da Costa.

A próxima edição do projeto também deve trazer como novidade a implementação de pesquisas realizadas pelos CRR e uma maior atuação dos centros na política nacional de combate ao crack e outras drogas. ;Nós, que atuamos nos centros de referência de todo o país, estamos nos mobilizando para contribuirmos com a política nacional sobre drogas com resultados, pesquisas e posicionamentos políticos;, aponta o professor. A previsão é que o edital seja lançado no segundo semestre deste ano.

O CRR é um mecanismo do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, selecionado via edital pelo Senad. A UnB possui um segundo centro de referência na Faculdade UnB Ceilândia. Outros 52 centros estão implementados em instituições públicas de ensino superior espalhados por todo o país em conjunto com o Senad no combate ao uso de drogas.

CERTIFICADOS
Uma cerimônia formal marcou o término dos cursos de capacitação de profissionais da saúde no enfrentamento ao uso de drogas, oferecidos pela primeira edição da parceria UnB e Senad. O evento ocorreu no Instituto de Biologia da universidade na manhã de terça-feira (1).

Cerca de 100 profissionais que realizaram a capacitação em 2012 foram certificados pelo CRR. Claudia Denise da Silva foi uma das formandas. ;Eu atendi dois casos de tentativa de suicídio e por ter feito o curso tive uma melhor condição de realizar uma acolhida com qualidade;, disse a enfermeira do Hospital Regional de Taguatinga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação