Ensino_EducacaoBasica

Federal da Paraíba concederá título à professora Maria Fátima de Sousa

Contribuições à saúde pública motivam homenagem. Iniciativa foi aprovada por unanimidade em órgão colegiado da instituição nordestina

postado em 03/04/2014 18:34
Contribuições à saúde pública motivam homenagem. Iniciativa foi aprovada por unanimidade em órgão colegiado da instituição nordestinaUma vida dedicada à promoção da saúde no Brasil recebe o reconhecimento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por unanimidade, o Conselho Universitário da instituição aprovou, em 28 de março, proposta de concessão do Título de Doutor Honoris Causa à Maria Fátima de Sousa, professora do Departamento de Saúde Coletiva e coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília.

A resolução que garante o título foi publicada no início desta semana e destaca o trabalho de Maria Fátima ;na formação da atenção nas comunidades com os agentes comunitários de saúde e as equipes da família, segundo princípios constitucionais e do Sistema Único de Saúde (SUS);. O documento também menciona a luta da professora pelo ;direito à saúde em defesa da vida;.

Maria Fátima de Sousa é graduada em Enfermagem, especialista em Residência em Medicina Preventiva e Social e mestre em Ciências Sociais pela UFPB. Há sete anos foi titulada doutora em Ciências da Saúde na UnB, instituição que escolheu para desenvolver trabalhos de pesquisa. Durante a trajetória acadêmica, a homenageada militou para garantir a reforma sanitária brasileira e para implantar e aprimorar o SUS.

A data e o local para a entrega do Doutor Honoris Causa serão definidos pela reitoria da universidade paraibana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação