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Mobilidade urbana é tema de pesquisa

Primeira tese de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo vira livro lançado neste ano pela editora da Universidade de Brasília

postado em 23/04/2014 15:07
Primeira tese de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo vira livro lançado neste ano pela editora da Universidade de BrasíliaPara descobrir como o traçado e a disposição das ruas afetam a mobilidade e a dinâmica socioeconômica, o arquiteto Valério Medeiros decidiu analisar o desenho viário de cidades no Brasil e em outros lugares do mundo.

Com o auxílio de um software, o pesquisador conseguiu avaliar em que medida o traçado de ruas e avenidas facilita ; ou dificulta ; o deslocamento das pessoas.

O método parece simples. Primeiro, o eixo das vias é marcado nos mapas para identificar trajetos e, depois, é calculado o índice chamado ;valor de integração; que leva em consideração aspectos, como quantidade de cruzamentos, desenho das ruas e posição delas na cidade para medir a conexão dos espaços.

;O grau de labirintismo nas cidades brasileiras é maior do que nas cidades árabes;, surpreendeu-se Medeiros.

"Em sítios históricos, como Ouro Preto e Tiradentes, percursos labirínticos podem ser agradáveis, mas, em lugares como Salvador, a terceira maior cidade do país, isso pode gerar problemas de circulação e orientação", explica.

Ainda segundo Medeiros, cidades com baixo nível de integração espacial tendem a enfrentar problemas, como maior disparidade social, transporte caro e queda no nível de produtividade. Isso porque se gasta mais tempo no deslocamento do que na geração de riquezas.

;O resultado são as várias crises urbanas que vemos hoje;, acredita.

Para ele, é preciso respeitar eixos de expansão e crescimento e articular os novos bairros com a cidade pré-existente. ;Transporte público mais eficiente deve ser implantado se não for possível abrir vias que integrem a cidade", diz.

Urbis Brasiliae: o labirinto das cidades brasileiras, lançado no início deste ano pela editora UnB, foi a primeira tese de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho também recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

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