Ensino_EducacaoBasica

UnB e Embrapa renovam parceria

Convênios incluem atividades de estágio e pesquisa. Termos buscam garantir a propriedade intelectual das descobertas

postado em 17/07/2014 14:55
Foram firmados no início do mês, os novos convênios de estágio e pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os documentos foram assinados pelo reitor da UnB, Ivan Camargo, e pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e publicados no Diário Oficial da União (DOU).

;Há 34 anos, UnB e Embrapa trabalham juntas em busca da inovação;, destaca o professor Cristiano Barros de Melo, diretor de pesquisa da universidade. "A assinatura dos termos é importante porque fortalece esse laço", avalia.

Segundo Barros de Melo, os novos convênios, além de regularizarem a situação dos pesquisadores e fortalecerem os programas de pesquisa, vão garantir a divisão de patentes e royalties. ;Todos passam a ganhar com a parceria, inclusive professores e alunos da UnB;, diz.

"Outro ganho para os alunos de pós-graduação é que, agora, a formalização do vínculo será feita por meio de um único documento", acrescenta o professor.

O termo de compromisso assinado pelos alunos prevê ainda cláusulas de confidencialidade para preservar dados das pesquisas em desenvolvimento.

Os convênios são resultado do esforço conjunto do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP), da Procuradoria Jurídica (PJU) e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB.

Clique aqui para conferir os documentos na íntegra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação