postado em 21/08/2009 10:00
Quem sempre desejou ser escritor e é brasileiro ou africano de língua portuguesa, pode inscrever até 25/8 obras nas modalidades prosa (conto, novela ou crônica), poesia, perfil biográfico, dramaturgia e textos da tradição oral (em prosa ou em verso) para a terceira edição do Concurso Literatura para Todos, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Os textos enviados para avaliação devem ser obrigatoriamente inéditos, não sendo aceitos obras plagiadas parcialmente ou em sua totalidade de antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, internet ou qualquer outro meio de comunicação.
As obras literárias serão dirigidas a pessoas que estão aprendendo a ler e escrever pois, o objetivo do concurso é estimular essa atividade com narrativas atraentes, que não podem ser confundidas com tarefas escolares. Por isso a construção do texto, em todos os gêneros, deve ser leve.
O III Concurso Literatura para Todos é aberto a todos os brasileiros, natos ou naturalizados, maiores de 18 anos. Os textos devem ter entre 30 e 40 páginas e deve ser encaminhado à Coordenação Geral de Formação e Leitura, Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos, Secretaria de Educação Continuada - Alfabetização e Diversidade, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L , Sala 715, CEP 70047-900 , Brasília %u2013 DF.
O Ministério da Educação premiará com R$ 10 mil cada um dos oito escritores brasileiros e um de país africano de língua portuguesa selecionados. As obras serão publicadas e distribuídas pelo MEC.