Ensino_EducacaoBasica

Dad Squarisi dá dicas para se escrever uma redação nota 10

postado em 18/08/2012 13:46

A editora de Opinião do <b>Correio</b> apresentou o passo a passo para se escrever um bom texto;O texto moderno é aquele que dá o recado;. Foi com essa afirmação que a editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, iniciou a palestra na Feira Capital Estudante sobre como escrever uma redação nota 10. Ela explicou que, hoje, como todo mundo escreve tanto, é necessário que o objetivo dos textos seja apresentado de maneira clara e concisa.

Durante o evento, que vai até domingo (19/8), no shopping Pátio Brasil, Dad ressaltou a importância de dominar a língua portuguesa para alcançar um bom desempenho em provas e também no ambiente profissional, na hora de se comunicar com o chefe, por exemplo.

;É com a língua que fazemos tudo: fazemos amigos, conquistamos namorados, conversamos com Deus, educamos nossos filhos. E também é com a língua que desfazemos amizades, relacionamentos;, disse. Por causa dessas duas faces opostas do idioma é preciso tomar cuidado com o que se escreve e como se escreve.

O estudante José Camilo Nunes, 17 anos, estava em busca de dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele pretende prestar a prova para garantir uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ainda não decidiu qual curso vai escolher. Está em dúvida entre psicologia, letras e nutrição. ;Eu quero aprender a escrever uma boa redação para o Enem, pois tem um peso grande na prova;, disse.

Passo a passo
Papel e caneta em mãos para começar os exercícios do passo a passo para uma redação nota 10. Isso mesmo. Você que está em frente ao computador também pode anotar as dicas e exercícios de Dad Squarisi para escrever um bom texto. O primeiro ponto importante é saber quais níveis de erros podem ser cometidos na língua portuguesa:

1. Grafia: trocar as letras das palavras. É um erro comum no início da alfabetização.
Exemplo: O ospitau fica lonje.

2. Sintaxe: é a conexão das palavras, a concordância e a regência.
Exemplo: Os hospitais fica longe.

3. Lógica: as frases do texto precisam conversar umas com as outras.
Exemplo: O hospital fica longe. O mercado estava cheio.

4. Adequação: é necessário que texto esteja adequado à situação.
Exemplo: Chegarei atrasado à reunião (recado para o chefe)
Vc vai lá na festa hj msm?
(mensagem para um amigo)

O estudante José Camilo assistiu à palestra com a objetivo de se preparar para a redação do EnemDad lembra que o texto profissional precisa ser lido, entendido e apreciado. Isso significa que ele deve ter as seguintes características: adequação; naturalidade (é preciso dar a impressão de que se está conversando com o leitor); objetividade; concisão, clareza e harmonia (dizer o que precisa ser dito, nem mais, nem menos); frases curtas; perguntas diretas (que terminam em interrogação); palavras curtas, simples e concretas (ao invés de ;somente;, usar ;só;, por exemplo); e correção.

Para chegar a esse resultado, lembre da regra de ouro: menor é melhor. Corte o que for desnecessário e use ponto. Gerúndio, conjunções, artigos indefinidos, pronomes possessivos, o pronome todos e o verbo tentar, são exemplos de palavras que podem ser cortadas para simplificar o texto. Leia os dois trechos abaixo e veja como essas regras deixam a redação mais clara e direta:

"Os alunos recém-aprovados no vestibular, porque tiraram nota acima de 600 no Enem, chegarão à universidade no próximo semestre, podendo, se forem estudiosos, tentar fazer um curso de pós-graduação em todas as universidades federais."

Cansativo, não? Confira como fica após as dicas:

"Os alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no próximo semestre. Eles tiraram nota acima de 600 no Enem. Se forem estudiosos, podem fazer curso de pós-graduação nas universidades federais."

O último passo é fazer um plano de redação. Pense em qual vai ser a estrutura do texto:

- Tema: qual será o assunto geral?
- Audiência: a quem se destina o texto?
- Delimitação: que aspecto do tema vai ser tratado?
- Objetivo: aonde quero chegar com meu texto? Demonstrar uma tese? Esclarecer um ponto de vista? Questionar uma afirmação? Informar algo? Dar sugestões?

No você encontra mais sugestões para uma boa redação e também para treinar em casa.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação