Ensino_EducacaoBasica

Dicas de português

postado em 07/02/2013 08:00
Recado

;Educar é fazer o mundo se mover rumo ao desenvolvimento.;
Editora Moderna


Acertos que garantem vagas 7
Se errar é humano, acertar é divino. Ao acertar, ficamos mais perto de Deus. Oba! Todos queremos nos aproximar do Senhor. Daí por que acionamos nosso eu superior. Com ele, alcançamos a perfeição. Acertamos as contas. Acertamos os ponteiros. Acertamos as questões. Em suma: chegamos ao céu sem morrer. Quem não quer? A coluna dá boa ajuda. Eis degraus que levam pra cima. Vamos lá?


Após? Depois?
;Seja natural;, aconselham os manuais de estilo. Escreva do jeito que você fala. Frases curtas, perguntas diretas, palavras simples conquistam o leitor. Dão a impressão de um bate-papo de amigos que se encontram para tomar um cafezinho ou comer um sanduíche.
Mas nem todos estão atentos às manhas da língua. Um dos tropeços mais comuns é o uso do após. Por alguma razão que até Deus desconhece, falamos uma palavra, mas escrevemos outra. Que coisa!
Guarde isto: após é artificial. Use-o em expressões consagradas (ano após ano, dia após dia). No mais, dê preferência ao depois: Depois do sinal, deixe o recado. Depois de consultar o ministro, o presidente soltou a nota. Arrependeu-se depois de falar mal do chefe. Mas o mal estava feito.


Apreender? Aprender?
Um ezinho faz a diferença. E quanta! É o caso de apreender e aprender. Quer ver?
Apreender é fazer apreensão: A polícia apreendeu a mercadoria. Não consegui apreender o sentido da manobra. Menores de idade não são presos. São apreendidos.
Aprender é adquirir conhecimento, aptidão ou experiência: Paulo aprendeu as manhas da política com rapidez. Treinou, mas não aprendeu as regras do jogo. Passou a vida e não aprendeu nada.


Apesar do? Apesar de o?

Apesar de antecede verbos, adjetivos ou substantivos sem artigo: Apesar de estudar muito, não se classificou no concurso. Apesar de tímida, saiu-se bem na entrevista. Apesar de professor competente, tem dificuldade de manter a atenção dos alunos.
Apesar do (da) antecede substantivo acompanhado de artigo: Apesar do feriado, o comércio abriu. Apesar das férias longas, sente-se cansado. Apesar dos contratempos, conservou o bom humor.
Apesar de o (a) se usa quando o artigo faz parte do sujeito. Aí, como dois bicudos, a preposição fica de um lado; o artigo, de outro: Apesar de o governo negar, há risco de aumento da carga tributária. O programa não foi ao ar apesar de a TV o ter anunciado.

 (Adauto Cruz/CB/D.A Press - 28/5/12)

Ar-condicionado? Ar condicionado?
Oba! No calor, nada mais bem-vindo. Mas, para sentir o bem-estar que todos merecem, guarde isto: ar-condicionado, com hífen, é o aparelho. Ar condicionado, sem hífen, o ar fresquinho: Precisamos consertar o ar-condicionado da sala para termos
ar condicionado.


Azul-marinho? Azuis marinhos?
Sabia? Há uma gangue especializada em roubar pontos e reputações. São três criaturas com uma característica ; escrevem-se com azul. Diante delas, abra os olhos, limpe os ouvidos e vá em frente.
Azul-marinho (marinho), azul-celeste e azul-ferrete são invariáveis: blusa azul-celeste, blusas azul-celeste, calça azul-celeste, calças azul-celeste; vestidos azul-ferrete, camisas azul-ferrete; sapato azul-marinho, sapatos azul-marinho, blusa azul-marinho, blusas azul-marinho, sapatos marinho, blusas marinho.


Apelar de? Apelar para?
Apele. Esperneie. Exija. Mas, para fazer eco, faça-o como manda a regência. Assim:
No sentido de interpor recurso, o verbo rege a preposição de: Os advogados vão apelar da sentença. Os candidatos apelaram dos critérios adotados na prova.
Na acepção de recorrer, a preposição é para: O senador apelou para o presidente. O médico apelou para o bom senso do paciente. Para quem apelar nessas condições?
Superdica: não use apelou que, construção inexistente em português.


Onde? Aonde?

Em geral, o onde quebra o galho. Só se usa aonde com verbo de movimento que exige a preposição a: Onde ele nasceu? Onde estão meus óculos? Não sei onde deixei os livros. Aonde ele foi? Não sei aonde ele foi. Aonde o presidente quer chegar com essas manobras? Sei bem aonde o presidente quer chegar. Você sabe aonde esta estrada vai levar? Talvez ele saiba aonde conduziremos os hóspedes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação