Ensino_EducacaoBasica

Sinepe/DF abre inscrições para Concurso de Redação 2014

Temas são relacionados ao mundo digital. Escolas podem se inscrever até 4 de abril. Textos devem ser enviados até 6 de junho

postado em 03/04/2014 12:04
Estão abertas, até esta sexta-feira (4/4) as inscrições para o Concurso de Redação 2014, destinado aos alunos de 480 escolas particulares do Distrito Federal filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe/DF). Os autores das melhores redações receberão, como prêmio, um tablete e um livro. A premiação é a mesma para o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada categoria.

Esta é a segunda edição do concurso, que, este ano, traz temas relacionados ao mundo digital. ;A escola tem o principal papel de ser fomentadora de conhecimento. Nesse contexto, o concurso é uma forma de os jovens e crianças adquirirem o hábito da leitura e escrita;, explicou a presidente do Sinepe/DF, Fátima de Mello Franco.

O tema ;Internet é coisa para criança?; é destinado aos estudantes do 1; ao 3; ano do ensino fundamental. ;Quem cai na rede é peixe? O que é ética nas redes sociais?; é o assunto para os alunos do 4; ao 9; ano do ensino fundamental. Já os concorrentes do ensino médio abordarão o tópico ;A educação digital ; exercício de cidadania;. Os tipos de texto variam, entre livre, narrativo e dissertativo, de acordo com a faixa escolar dos participantes.

Como funciona?
A comissão julgadora avaliará as redações a partir de critérios de legibilidade, atendimento ao tema proposto, coerência de ideias, correção gráfica, entre outros aspectos. Além disso, em cada categoria, serão premiados três textos. Os alunos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar ganharão um tablet e uma obra literária.

As escolas interessadas devem fazer as inscrições pelo e-mail secretaria@sinepe-df.org até sexta-feira. Porém, o prazo para que cada instituição de ensino selecione os textos, de acordo com os critérios de avaliação, é até o dia 6 de junho, em envelope lacrado, para o Sinepe/DF.

A entrega dos prêmios será nos dias 9 e 11 de setembro, durante a Feira Literária do Distrito Federal (Fli-DF), que será realizada pelo Sinepe/DF, no Estacionamento 3 do Taguatinga Shopping, de 5 a 14 de setembro.

Sobre o Sinepe/DF
Criado há 45 anos, o SINEPE/DF representa hoje as 480 escolas credenciadas pela Secretaria de Educação do DF, o que significa aproximadamente 200 mil crianças e jovens entre 0 e 18 anos, e oferece emprego a cerca de 24 mil trabalhadores, ou seja, quase um décimo da população do DF. As escolas filiadas concentram mais de 75% dos consumidores e trabalhadores do segmento.

Ascom/Sinepe

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação