postado em 26/08/2014 13:51
Principal comprador de livros didáticos e de literatura do país, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participa da 23; Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que vai até domingo, 31, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O estande do FNDE exibe obras adquiridas recentemente e encaminhadas a escolas públicas de todo o Brasil. Além disso, proporciona atividades lúdicas na área de educação para crianças e jovens.Durante o evento, técnicos do FNDE apresentam aos visitantes a dinâmica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O PNLD entrega livros didáticos, dicionários e obras complementares a escolas públicas de ensino fundamental e médio. O programa também atende alunos da educação de jovens e adultos das redes públicas e das entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado.
Incentivar a leitura e democratizar o acesso às fontes de informação é a função do PNBE, além de atuar no desenvolvimento profissional do professor. Para isso, distribui nas escolas públicas acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa e de outros materiais relativos ao currículo da educação básica.
A 23; Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi aberta na última sexta-feira, 22. A expectativa dos organizadores é de receber 800 mil visitantes até domingo. Estão representadas na bienal as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores em um espaço de 60 mil metros quadrados.