Ensino_EducacaoBasica

Professores da UFMG confirmam início da greve

Cerca de 300 servidores foram na assembleia da categoria nesta terça-feira e a maioria votou pela paralisação das atividades

Estado de Minas
postado em 19/06/2012 13:28
Os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmaram, em assembleia nesta terça-feira, a greve anunciada na semana passada. Segundo o professor Armando Gil, vice-presidente do Sindicado do Professores de Universidade Federal de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH), cerca de 300 servidores compareceram à reunião no câmpus Pampulha e a maioria votou pela paralisação das atividades.

Os professores da UFMG pedem reestruturação da carreira e aumento do piso salarial para 20 horas semanais. Na sexta-feira eles se reúnem novamente para traçar estratégias da greve. A assessoria da UFMG informou que respeita o direito de greve e disse que não houve alteração na rotina da universidade nesta terça-feira.

Segundo o vice-presidente do sindicato, ao todo são cerca de 2,8 mil professores que podem optar pela greve à partir da orientação do APUBH. O protesto da UFMG tem relação com a paralisação que acontece em quase 50 universidade do país, mas em Minas há revindicações locais que ainda são discutidas pelos servidores e sindicalistas. Professores vinculados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) estão em greve desde 17 de maio.

Os servidores querem a reestruturação da carreira docente, com valorização do piso salarial, incorporação das gratificações; valorização e melhoria das condições de trabalho.
Em Minas, estão em greve:

- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU),
- Universidade Federal de Viçosa (UFV),
- Universidade Federal de Lavras (Ufla),
- Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop),
- Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ),
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM),
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),
- Universidade Federal de Alfenas (Unifal),
- Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais,
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação