Ensino_EducacaoBasica

Secretários do MEC apresentam proposta da carreira docente

postado em 26/07/2012 17:48
Os secretários de educação superior, Amaro Lins, e de educação profissional e tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, para apresentar os principais pontos da . Eles comentaram os reajustes concedidos aos profissionais do magistério superior e da carreira de ensino básico, técnico e tecnológico, que vão de 25% a 40%, além dos critérios de avanço na carreira e as medidas que o governo federal tem tomado para a contratação de novos professores.

De acordo com o Amaro Lins, a proposta apresentada pelo governo contempla as principais reivindicações da categoria, como a redução do número de níveis da carreira e a ampliação de vagas de professores titulares. Lins também afirmou que a reestruturação incentiva a dedicação exclusiva, valoriza a titulação e fortalece a universidade. ;A proposta aperfeiçoa a carreira docente e vai em direção a uma nova universidade brasileira, sintonizada com as universidades de qualidade do mundo inteiro;, disse.

[SAIBAMAIS]Nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a principal questão é o mecanismo de certificação de conhecimento tecnológico, agora criado pelo governo federal. De acordo com o secretário Marco Antônio, a certificação permitirá tanto a progressão na carreira quanto o aumento na remuneração. ;Com a proposta, garantimos que nenhum docente tenha perdas salariais;, afirmou. Sobre a certificação, disse ser o reconhecimento do conhecimento e da experiência obtidos nas salas de aulas e laboratórios.

A proposta foi apresentada pelo governo federal aos representantes dos sindicatos na tarde da última terça-feira, 24. A próxima reunião com os professores está marcada para próxima quarta-feira, 2 de agosto.

Conheça melhor a do governovo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação