Ensino_EducacaoBasica

Eleições para reitor da UnB vão para o segundo turno

Ivan Camargo e Márcia Abrahão vão disputar o segundo turno em 11 e 12 de setembro

postado em 24/08/2012 19:55

Apuração teve início por volta das 14hAs eleições para reitor da Universidade de Brasília (UnB) vão para o segundo turno em 11 e 12 de setembro. Ivan Camargo, da chapa 86, ;UnB somos nós;, teve 4.977 votos e Márcia Abrahão, da chapa 80, ;O amanhã fazemos juntos;, ficou em segundo lugar, com 4.260 votos.
A apuração ainda não chegou ao fim, mas, como as seções que faltam tiveram número pouco expressivo de votos, os dois primeiros colocados já comemoram.

Volnei Garrafa, da chapa 89, ;Viver UnB;, terminou a votação em terceiro lugar, com 3.264 votos. Denise Bomtempo, da chapa 84, ;Inovação e sustentabilidade;, na quarta posição, teve 3.013 votos. Essa contagem leva em consideração o cálculo da paridade e se refere à apuração das 14 primeiras seções de todos os três segmentos - servidores técnico-administrativos, professores e alunos.

Normas da consulta
O site oficial da consulta eleitoral para reitor traz as regras da disputa. Veja como funciona:
A escolha do próximo reitor da UnB é um processo com três fases distintas: a consulta à comunidade universitária, composta por professores, alunos e funcionários técnicos; a formação de lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni) e a nomeação do reitor pela presidente da República, Dilma Rousseff. A formação da lista tríplice e a nomeação pelo presidente da República são definidos pela lei 9.192 de 1995.

Em 1; de junho de 2012, o Consuni, por ampla maioria, decidiu que o modelo de escolha repetirá o adotado em 2008. Ou seja, a comunidade irá organizar uma consulta informal, aberta e paritária, sobre quem deve assumir a Reitoria pelos próximos quatro anos.

[SAIBAMAIS]Após a consulta, o Consuni vai definir quem serão os nomes indicados à presidência da República na lista tríplice e em que ordem de preferência. Na reunião do dia 1; também ficou estabelecido que o Consuni não está obrigado a atender ao resultado da consulta, ou seja, ela não é oficial, mas representativa do pensamento dos professores, técnicos e alunos da Universidade de Brasília.

Para dar seguimento à decisão do Consuni, as associações que representam os três segmentos da universidade - Associação dos Docentes (ADUnB), pelos professores, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), pelos funcionários técnicos, e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), pelos alunos - formaram a Comissão Organizadora da Consulta.

O grupo definiu o calendário eleitoral e as regras da consulta. No dia 20, homologou a candidatura de dez chapas, que haviam realizado inscrição no dia anterior, conforme definido no cronograma eleitoral.

A votação será paritária e em dois turnos. O primeiro turno, será nos dias 22 e 23 de agosto. Caso nenhum candidato atinja 51% da proporção dos votos, haverá segundo turno em 11 e 12 de setembro. No dia 14 de setembro, o Consuni se reúne para definir a lista tríplice. A partir daí, cabe à presidente Dilma Rousseff escolher o próximo reitor da Universidade de Brasília. O mandato do atual dirigente, José Geraldo de Sousa Junior, termina em novembro de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação