postado em 21/09/2012 17:40
Para acompanhar a expansão dos últimos anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ampliar o número de vagas em seus quadros. Somente na categoria de docentes do ensino superior serão criadas 218 novas vagas de professores efetivos. O anúncio foi feito pelo reitor Henrique Duque nesta sexta-feira (21/9). A previsão, segundo o reitor, é de que o número de docentes efetivos na instituição dobre em oito anos, chegando a mais de 1,5 mil em 2014.
De acordo com o reitor, as vagas recuperam um passivo existente na UFJF. %u201CPodemos dizer que, com essas vagas de professores efetivos, o sucateamento da educação na UFJF está praticamente sanado. Teremos um número de professores substitutos permitido por lei, mas o resto será todo de efetivos%u201D, explica.
Todas as vagas foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento e distribuídas pelo Ministério da Educação. Os editais serão lançados a partir de novembro. De um total de 169 novas vagas já definidas, 85 irão completar a oferta de vagas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e outras 84 integram o projeto de expansão do câmpus avançado de Governador Valadares. Segundo a pró-reitora de recursos humanos, Jackeline Fernandes Fayer, dentro do Reuni estão previstas 18 vagas para a Faculdade de Engenharia, dez para a Faculdade de Educação, oito para o Instituto de Artes e Design (IAD), entre outras.