Ensino_EducacaoBasica

Professor e doutoranda da UnB ganham prêmio do Tesouro Nacional

Dupla do Departamento de Ciências Contábeis ficou em segundo lugar no concurso de monografias realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF)

postado em 10/12/2012 16:41

Os professores do Departamento de Ciências Contábeis da UnB, Diana Vaz de Lima - doutoranda em Contabilidade pelo Programa Multinstitucional e Interregional de Pós-Graduação, parceria entre Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte - e José Matias-Pereira (orientador de Diana pelo mesmo programa) foram premiados em segundo lugar no concurso de monografias do Tesouro Nacional, realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). A premiação foi entregue na última terça-feira, 4, no salão nobre da ESAF.

A dupla recebeu o prêmio na categoria Tópicos Especiais de Finanças Públicas pelo trabalho intitulado A Dinâmica Demográfica e a Sustentabilidade do Modelo de Financiamento do Regime Geral de Previdência Social. A monografia - pesquisa de qualificação de Diana - analisa os efeitos da dinâmica demográfica na sustentabilidade do modelo de financiamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a partir das mudanças observadas na estrutura etária da população brasileira e na estrutura etária dos contribuintes e beneficiários do RGPS no período entre 1996 e 2010.

José Matias destacou a competência e a dedicação da sua parceira no trabalho e ressaltou que ;se constata é que a situação atual exige que os líderes governamentais se posicionem de forma consistente e tempestiva no que se refere a compreender e aproveitar os efeitos da dinâmica demográfica para alcançar o equilíbrio no resultado previdenciário;.

De acordo com o professor, ;as mudanças demográficas que a sociedade brasileira está vivenciando e as que irão acontecer nos próximos anos não podem ser relegadas a um plano secundário, visto que se apresentam como o mais importante desafio para o sistema previdenciário do país;.

RELEVÂNCIA - O Prêmio Tesouro Nacional foi criado em 1996, como parte das comemorações do 10; aniversário da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e aplicabilidade na Administração Pública. O prêmio STN é considerado, tanto na Academia como na Administração Pública, como um dos mais relevantes do País.

Para compreender os efeitos da dinâmica demográfica e as perspectivas de equilíbrio no resultado previdenciário, a doutoranda Diana Vaz de Lima e o professor José Matias-Pereira realizaram uma pesquisa do tipo explicativa, mediante aplicação do método de modelagem e da técnica de simulação de Monte Carlo (MC).

Os resultados mostram a tendência de queda do número de pessoas mais jovens e o aumento do número de pessoas mais velhas, evidenciando uma modificação na razão entre as faixas etárias. Quanto às contas previdenciárias, a dinâmica demográfica não só afetou a evolução de receita e despesa previdenciárias, como as perspectivas de equilíbrio foram diminuindo acentuadamente com o passar dos anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação