Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Professores participam de assembleia na praça da Câmara Legislativa do DF

Docentes também vão se reunir aos demais servidores do GDF na Praça do Buriti

Professores da rede pública do Distrito Federal se reuniram em assembleia, na tarde desta quarta-feira (12/12), no pátio da Câmara Legislativa. A intenção era pressionar os parlamentares a destinarem mais recursos para atender às reivindicações da categoria. De acordo com o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), haverá perda salarial para os professores, pois o reajuste sequer repõe a inflação.

O diretor do Sinpro-DF Cleber Soares explica que a assembleia tem por objetivo também discutir o plano de reestruturação do ensino no DF para 2013. Os professores reclamam que o governo apresentou o plano, mas não debateu as medidas com a categoria.

O Sinpro estima que até 500 professores tenham participado do encontro e a Polícia Militar não confirmou o número de participantes.

Segundo Cleber Soares, é provável que a categoria se reúna com o secretário da Educação, Denilson Costa, na segunda-feira (17/12) para falar sobre o plano de reestruturação. Os professores votaram pela rejeição da proposta do GDF até que seja promovida discussão mais aprofundada. O governo propõe a adoção de ciclos para os alunos do ensino fundamental, em que os 1;, 2; e 3; anos, por exemplo, fariam parte de um ciclo e o aluno só reprovaria quando chegasse ao fim de cada um deles.

No ensino médio, as disciplinas seriam dividas em blocos e os próprios alunos escolheriam qual grupo de matérias estudar a cada semestre. O diretor do Sinpro destaca que a categoria considera a proposta interessante, mas que ela precisa vir aliada à reestruturação da carreira e à melhoria da infraestrutura das escolas, por exemplo. Ele acredita que, sem essas medidas, o ciclo vai se transformar numa forma de aprovar alunos automaticamente.

De acordo com o calendário de mobilização da categoria, também votado nesta quarta-feira, a próxima assembleia do Simpro-DF será em 7 de janeiro, acompanhada de paralisação dos professores.

Por voltas das 16h20, os professores seguiram para a Praça do Buriti, onde vão se unir aos demais servidores do GDF. Eles vão lançar a campanha salarial unificada, cuja pauta será entregue ao governo ainda nesta quarta-feira. Entre as reivindicações comuns a todos os servidores estão a defesa do direito de greve e a criação de creches públicas.