Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Professores de federais marcam dia de paralisação nacional em 19 de março

Greve de docentes, suspensa em 2012, pode ser retomada

Professores de instituições federais de ensino superior marcaram um dia nacional de paralisação em 19 de março. A decisão foi tomada durante o 33; Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), no último fim de semana. Está na pauta de discussão do movimento a retomada da greve dos docentes, suspensa em 2012.

[SAIBAMAIS]Entre as reivindicações estão ainda carreira docente que priorize a dedicação exclusiva como regime de trabalho preferencial, garantia da autonomia acadêmica e administrativa das universidades e a não privatização do ensino público. O plano de lutas para 2014 também inclui instituições estaduais, municipais e as particulares ligadas ao sindicato.

A greve de 2012 durou cerca de 120 dias e chegou a atingir 56 das 59 universidades federais, além de 34 institutos federais de educação tecnológica. Na época, os professores também reivindicavam a reestruturação da carreira e melhores condições de infraestrutura, além de reajustes salariais.