Em 2013, com outros 25 educadores de todo o Brasil, selecionados para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática (PDPM), Jacomino participou de curso de formação em didática da matemática no Centre International D;Études Pédagogiques (Ciep), em S;vres. Segundo ele, o aprendizado compreendeu não só conteúdos matemáticos. Estendeu-se também à convivência pessoal.
Na França, os brasileiros mantiveram contato com pesquisadores e ouviram palestras sobre trabalhos e pesquisas em matemática. ;Foi possível presenciar métodos e ideias que podem ser facilmente aplicados em salas de aulas no Brasil, com efetivos resultados para a educação. E é isso que venho tentando fazer;, ressalta. ;É uma oportunidade única, tudo tão intenso e diferente que o acréscimo profissional e pessoal não tem explicação.; Com licenciatura e mestrado em matemática, ele está no magistério desde 2007.
O entusiasmo é compartilhado pelo professor Ronaldo Dias, do município paulista de Junqueirópolis, que também participou do programa em 2013. ;O ganho profissional e pessoal é muito grande, e qualquer sacrifício é recompensado.;
Há 15 anos no magistério, com experiência em escolas públicas e particulares, Dias jamais imaginou que teria a oportunidade de participar de curso no exterior. ;Foi inesquecível e marcante;, revela. ;Após o curso, passei a ser mais crítico quanto ao meu trabalho;, ressalta o professor, que leciona também no município paulista de Dracena.
Apoio ; Entre os novos conhecimentos obtidos, Dias destaca o uso da informática como ferramenta de apoio ao trabalho. ;Pude perceber que, com um bom preparo, os equipamentos eletrônicos, como computador, celular, tablet e outros podem ajudar, e muito, o trabalho;, salienta. ;Hoje, a lousa digital é uma realidade, e a uso sempre.;
Dias reconhece que participar da formação foi fundamental, tanto na vida profissional quanto na intelectual, marcada por difícil trajetória escolar. Criado em um sítio, trabalhou na lavoura desde os 9 anos de idade. Aos 5 anos, ingressou na escola, como aluno ouvinte, pois não havia instituição de educação infantil próxima. Ao terminar o ano, estava alfabetizado e passou para o segundo ano do ensino fundamental.
;Naquele momento da vida, foi fantástico, mas ao terminar o ensino médio eu tinha apenas 16 anos, e a maturidade não havia chegado;, explica. Após um período difícil, no qual se recusou a cursar a educação superior, Dias mudou de ideia e aos 22 anos ingressou na universidade. Hoje, tem graduação e mestrado em matemática. ;Meus pais, mesmo com pouco estudo, sempre me incentivavam a estudar;, diz.
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação é voltado para docentes que concluíram o programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (). Uma nova edição do PDPM está prevista para o segundo semestre deste ano.