postado em 05/05/2014 16:49
Entidades sindicais representante dos servidores de instituições federais de ensino superior vão participar, nesta terça-feira (6), de manifestação em frente ao Ministério da Educação e vão pedir audiência com o ministro, José Henrique Paim.Estarão presentes representantes do Sindicatos Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), além de representantes do movimento estudantil.
O ato, chamado de Caravana da Educação Federal, terá início às 14h. O objetivo dos docentes, técnicos e estudantes é denunciar a falta de condições necessárias para funcionamento das Instituições Federais de Ensino (IFEs), o que compromete, segundo eles,a qualidade das atividades acadêmicas e causa a precarização do trabalho.
As entidades pedem ainda mais vagas e concursos públicos para professores e técnico-administrativos, aprimoramento das carreiras - correção de distorções e reestruturação -, com a valorização salarial de ativos e de aposentados. Cobram também a ampliação das condições de acesso e permanência estudantil.
Elas reclamam também do processo de privatização das instituições e da terceirização do trabalho. Além disso, denunciam o agravamento da criminalização contra os movimentos sociais, a judicialização das greves e as tentativas de utilização dos meios institucionais para reprimir o direito à divergência.
Servidores técnico administrativos ligados à Fasubra e ao Sinasefe deflagaram greve por tempo indeterminado desde o mês passado e, segundo o Andes-SN, o movimento conta com adesão de quase todos os estados brasileiros. O sindicato promete promever nova paralisação nacional em 21 de maio, quando ocorre outra reunião com o MEC para discutir a reestruturação da carreira docente.