Ensino_EducacaoBasica

Professora do IL recebe prêmio internacional

Anna More, do Departamento de Teoria Literária (TEL/IL), recebeu menção honrosa da Latin American Studies Association (LASA) pelo livro Baroque Sovereignty

postado em 18/06/2014 16:12
Anna More, do Departamento de Teoria Literária (TEL/IL), recebeu menção honrosa da Latin American Studies Association (LASA) pelo livro Baroque SovereigntyA professora Anna More, do Departamento de Teoria Literária (TEL/IL) da UnB, recebeu menção honrosa da Latin American Studies Association (LASA), a maior associação profissional do mundo dedicada ao estudo da América Latina, pelo livro Baroque Sovereignty, publicado no ano passado pela editora University of Pennsylvania Press.

A premiação aconteceu durante o congresso anual da instituição, entre os dias 21 e 24 de maio, em Chicago, nos Estados Unidos.

;Foi uma pesquisa que, como muitos primeiros livros, começou na tese de doutorado, realizada na Universidade da Califórnia, em Estudos Hispânicos;, lembra Anna More. Durante mais de 10 anos, a pesquisadora estadunidense se debruçou sobre os textos de Carlos de Sigüenza y Góngora, um escritor mexicano do final do século XVII. ;Ele foi o primeiro colecionador de manuscritos indígenas do México, era estudioso de várias ciências e almejava fundar uma noção local de história pré-colombiana;, explica More.

Baroque Sovereignty é o resultado dessa pesquisa, que se desenvolveu de maneira multidisciplinar, balizada em duas áreas do conhecimento: a História, empregada no esforço contínuo da autora de retratar o momento histórico em que foram produzidos os textos, e a Literatura, aplicada nas análises e na própria composição do livro. A obra possui 360 páginas e aborda todos os textos do escritor mexicano.

;Não foi uma tarefa fácil, mas acredito que tenha sido importante, pois ele [Sigüenza y Góngora] é reconhecido como uma figura importante, e ninguém antes, ou pelo menos desde 1920, havia lido todos os textos e tentado entender a continuidade destes tantos versos, dentro do marco maior da política local do período em que foi escrito;, defende a pesquisadora.
Anna More, do Departamento de Teoria Literária (TEL/IL), recebeu menção honrosa da Latin American Studies Association (LASA) pelo livro Baroque Sovereignty
Esta é a primeira obra literária assinada por Anna More. No entanto, a professora já escreveu diversos capítulos de livros e artigos dentro da temática latino-americana. ;Eu comecei com forte interesse no tema porque queria entender as bases, os fundamentos que pudessem explicar certas diferenças entre os Estados Unidos e a América Latina, que ainda se sentem na sociedade;, explica More.

Anna More começou sua investigação a partir da literatura contemporânea, com Carlos Fuentes, Gabriel García Márquez. ;Mas eu ia cada vez com estudos mais profundos até chegar à época da colonização;, diz. ;Meu interesse é sempre de uma pessoa que vem de fora. Para mim, até o pretexto, a razão de estudar história, é de um estrangeiro querendo entender uma diferença fundamental;, completa a professora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação