Para Alessandra Alves, diretora administrativa da Escola Atual, as visitas contruibuem para, além de conhecer a metodologia de ensino, buscar outras propostas pedagógicas aplicadas nas instituições brasileiras. Uma das propostas que observei foi, por exemplo, a forma diferenciada como são conduzidas as reuniões de pais e professores. Em algumas escolas que visitamos as reuniões são individuais, o que é uma forma mais particular de tratar a relação com o aluno", conta. "Em 2015, pretendemos iniciar na nossa escola um sistema de jornada escolar ampliada. No Rio de Janeiro pudemos conversar com diretores de algumas instituições que adotam esse modelo. A partir daí, vamos analisar o que pode ser adaptado e aplicado para a nossa escola", disse a diretora pedagógica do Centro de Criatividade Infanto-Juvenil de Samambaia, Cássia Regina.
As missões promovidas pelo Sinepe foram realizadas duas vezes neste ano: durante o primeiro semestre, o grupo visitou instituições de ensino na China e na Coreia do Sul. Durante a visita ao Rio de Janeiro, os profissionais puderam conhecer as propostas de ensino da Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá; do Colégio Bahiense, na Barra da Tijuca; do Colégio São Bento, no Centro; do Colégio Andrews, em Humaitá; do Colégio Santo Inácio e da Creche Palmo e Meio, em Botafogo; e do Colégio Santa Mônica Centro Educacional, em Bento Ribeiro.