Trabalho e Formacao

Mais de 5,7 milhões estudantes começam hoje as provas do Enem

postado em 03/11/2012 08:14

Hoje mais de 5,7 milhões de estudantes entram nas salas de aula para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a expectativa de ingressarem no ensino superior. Na reta final, o desejo de conseguir a tão sonhada vaga faz com que os candidatos recorram a rituais para garantir o sucesso. As notas do exame são aceitas em universidades federais como critério parcial ou integral de seleção. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, usa os resultados como critério de entrada nas vagas remanescentes. No segundo vestibular deste ano, mais de mil não foram preenchidas na seleção tradicional. Algumas universidades particulares também aceitam a avaliação como forma de ingresso.

Alguns fizeram promessas, apegaram-se a objetos de sorte e criaram manias, tudo para tentar se dar bem. A estudante do 3; ano do ensino médio Thaís Fernanda de Souza Maduro, 17 anos, prometeu à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa que, se conseguisse nota suficiente para ser aprovada em medicina no exame, participaria de trabalhos voluntários depois da graduação. ;Prometi que, assim que me formasse, faria atendimentos gratuitos na minha especialidade para um determinado número de pessoas todos os meses;, explica.

Empenhada em passar no exame, a estudante do 3; ano do ensino médio Maísa Alves Mendes, 17 anos, acredita que, com a fé, é possível manter a calma no momento da prova. A devota de Nossa Senhora de Fátima pretende ser aprovada no curso de direito. Com a promessa para a santa feita, no caso de aprovação, Maísa fará doações para ajudar pessoas carentes, com roupas e comida. O compromisso foi além da ajuda ao próximo e se estendeu a uma garantia de nunca parar de estudar ou de correr atrás dos sonhos. ;Estou fazendo a minha parte. Não parei de estudar, mas fé é uma coisa que ajuda quem acredita. Cada um tem sua superstição;, diz.

Para o psicólogo clínico e psicopedagogo Thiago Lacerda Guimarães, possuir objetos da sorte trazem à tona sentimentos de segurança ao candidato. ;Para quem está preparado e vem se preparando com qualidade, ter objetos como esses condiciona o aluno a ter calma. Isso acaba ajudando para que a pessoa fique mais tranquila;, destaca.

Planejamento
Hoje serão avaliados os conhecimentos em Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã, os participantes retornam aos locais de prova para atestar o que aprenderam em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a frisar ontem que todo o planejamento estratégico está dentro do previsto. Segundo ele, mais de 3,4 mil itens de segurança foram checados e estão sob monitoramento constante. ;Estamos muito seguros. Triplicamos os pontos de atenção para ter muito mais rigor e muito mais segurança em todos os processos de conclusão dos itens e impressão das provas, na segurança que todo esse processo exige até a conclusão do Enem.;

As medidas visam suprir as falhas que marcaram as edições anteriores do Enem. Em 2009, as provas foram furtadas da gráfica e tiveram de ser adiadas. Em 2010, os problemas foram na impressão do gabarito e do caderno de questões. Ano passado, vazaram questões do pré-teste que foram parar no material de estudos do Colégio Christus, de Fortaleza, e uma falha na correção na redação fez com que um aluno conseguissem mudar a nota de zero para 880, em uma escola de zero a 1000.

Fique ligado!
Provas
; Hoje e amanhã, às13h (horário de Brasília), os portões abrem às 12h

; O gabarito oficial será divulgado até quarta-feira

; Os resultados saem no dia 28 de dezembro

Fiscalização
; De acordo com o Capitão Ricardo Almeida do departamento operacional do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTrans) haverá um reforço natural para
organizar o trânsito e evitar congestionamentos no fim de semana. ;As unidades foram orientadas a mobilizarem um policiamento ostensivo nos locais de provas;, explica.

Metrô
; De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, o metrô funcionará em horário normal no sábado, de 6h às 23h30 e no domingo de 7h às 20h. Segundo a assessoria não haverá nenhum reforço especial em virtude da realização das provas do Enem.

Ônibus

; O DFTrans informa que as empresas operadoras do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal aumentarão a oferta de ônibus, durante os horários de aplicação das provas, de
acordo com a demanda de passageiros observada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação